18 de maio de 2022 às 07h57m
Capital cearense inova em rotas turísticas aquecendo a cultura local

Quando falamos sobre o turismo na capital cearense logo vem à mente o litoral, as belas praias e os cenários paradisíacos. Mas já imaginou vir a Fortaleza conhecer uma rota diferente?

Sim, isso é possível. Atualmente, vários empresários investem na criatividade para atrair turistas e conterrâneos para explorar de uma maneira diferente a terra da luz. A gastronomia e a cultura local, são fatores predominantes. Hoje em dia, podemos citar o Centro das Tapioqueiras no bairro Messejana e escolher dias específicos para conhecer uma especialidade na cidade. Na capital, a quarta-feira é caracterizada como a quarta da cachaça e a quinta-feira é mencionada como a quinta do caranguejo.

Pedro Freitas é digital influencer e trabalha com o turismo regional através de suas redes sociais alimentando a curiosidade de seus 60 mil seguidores. Ele mostra a curiosidade da cidade que tem atraído diversos públicos e aumentando a visitação nos estabelecimentos. Pedro comenta sobre o avanço do turismo e o que mudou em relação há 10 anos atrás na capital. “Fortaleza hoje em dia é uma cidade onde o turismo artístico obteve um grande espaço no dia a dia. Muitas pessoas saem de outras cidades para assistir shows aqui e aproveitam para conhecer os locais. O comércio também cresceu muito nessa modalidade turística. Existem pessoas que vêm a Fortaleza para comprar roupas e levarem para vender em outras cidades. O que já existia, ficou mais evidente. A feirinha da madrugada em torno da catedral é um exemplo clássico. O fortalezense hoje em dia, passa a interagir mais com os próprios lugares da capital. O calçadão revitalizado da Barra do Ceará, a região da Sabiaguaba e outros pontos da cidade se tornam ambientes de lazer e isso é uma forma de turistar dentro da cidade”, conclui.

Com sua vocação natural para esse destaque, o Ceará é rico em história, cultura, artesanato, gastronomia, atrativos naturais e localização. Hoje possui estradas bem estruturadas, hotelarias em todos os pontos da região, restaurantes para todos os gostos e de fácil acesso para voos internacionais. Incluída nesse perfil, a capital cearense é destacada como uma cidade diversificada e completa, em 2019, foi a quarta capital selecionada ao título de Cidade Criativa pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Nos primeiros dois meses de 2022, o turismo no Ceará cresceu 29,2%. De acordo com a Secretaria de Turismo (SETUR), o Ceará é o grande destaque do turismo brasileiro nos últimos anos. As atividades em Fortaleza representa 12% do Produto Interno Bruto (PIB) e segundo a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), o Banco do Nordeste (BNB) atualmente está disponibilizando R$ 580 milhões com o objetivo de apoiar a retomada da atividade turística, pois é o setor que está apresentando maior crescimento. No Ceará, serão destinados para o estado R$ 165 milhões.
Atualmente os tipos de turismo destacado no estado são: Turismo cultural, turismo por aventura, turismo de sol e praia, turismo religioso e turismo de café, onde as cafeterias passaram a ser pontos de encontros dos fortalezenses.


Levando em conta o potencial e o grande avanço do turismo na região, empresas cearenses de turismo montam programas e pacotes específicos para o público da própria cidade.

Em entrevista em uma agência de turismo, em Fortaleza, a Wee Travel percebendo esse potencial de destinos e observando o que se faz no mundo, criou a modalidade “Wee Receptivo”, onde oferece o próprio turismo local. Dessa forma, adaptou algumas rotas já criadas em um roteiro mais personalizado, como a rota do café verde, das emoções, das falésias e a rota Jeri Off Road, que tem passeio de Fortaleza até Jericoacoara pela praia. Além dos pólos gastronômicos e a visita na casa de artesãos e conviver com a cultura local como o turismo criativo de pesca e artesanato.

“No Ceará tem muitas experiências no setor turístico. A gente pode destacar na capital, por exemplo, a rota da cachaça, turismo náutico, tours de equipamentos culturais, tours de compras, artesanato e gastronomia, são tours de experiências e sensoriais que te conectam com a cidade. Fortaleza já é um destino maravilhoso para o turismo é reconhecido nacionalmente”, afirma Bárbara Redes, gestora da wee receptivo no Ceará


Bruno Sobreira, 41, turista de Minas Gerais, relata sobre sua experiência em Fortaleza. “Venho a Fortaleza sempre que posso, gosto muito dessa cidade e da cultura, o cearense é bastante receptivo e me cativa a cada dia que visito esse lugar.”


Fonte: O Estado

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001