22 de março de 2022 às 10h47m
Unidades de conservação de Fortaleza recebem visitas técnicas de comissão da Câmara Municipal

As primeiras unidades a serem visitadas são Parque Natural Municipal e APA da Sabiaguaba e ARIE Prof. Abreu Matos

A partir desta terça-feira (22), a Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente da Câmara Municipal vai iniciar uma série de visitas a unidades de conservação ambiental de Fortaleza. O objetivo dessas visitas é avaliar o estado de conservação das unidades, avaliar os desafios e perspectivas, e também a efetivação dos planos de manejo desses locais.

As primeiras visitas, já nesta terça-feira, serão no Parque Natural Municipal e APA da Sabiaguaba e ARIE Prof. Abreu Matos. No dia 29 de março será a vez da APA Lagoa da Maraponga, da ARIE Matinha do Pici e da ARIE Dunas do Cocó.

Ao final das visitas técnicas será elaborado um parecer para fortalecer a gestão municipal dessas áreas de preservação e buscar a implementação de políticas públicas ambientais.

De acordo com Gabriel Aguiar, presidente da comissão, “nosso objetivo é aproximar as áreas preservadas da nossa cidade, da própria população. E viabilizar tanto a gestão, na busca da conservação, quanto potencializar as oportunidades que a gente tem de educação ambiental, de ecoturismo comunitário, de pesquisas científicas, de atividades turísticas”.

Unidades de Conservação do Ceará

O Ceará conta com 37 unidades de conservação ambiental, de acordo com levantamento do Ministério Público Estadual. Desse total, 12 são de responsabilidade federal e outras 25 são de competência do Governo do Estado.

Muitas delas abrangem vários municípios, como a Área De Proteção Ambiental Chapada Do Araripe, de responsabilidade federal, que compreende municípios cearenses, pernambucanos e piauienses: Abaiara/CE; Alegrete do Piauí/PI; Araripe/CE; Araripina/PE; Barbalha/CE; Bodocó/PE; Brejo Santo/CE; Caldeirão Grande do Piauí/PI; Campos Sales/CE; Caridade do Piauí/PI; Cedro/PE; Crato/CE; Curral Novo do Piauí/PI; Exu/PE; Francisco Macedo/PI; Fronteiras/PI; Ipubi/PE; Jardim/CE; Jati/CE; Marcolândia/PI; Missão Velha/CE; Moreilândia/PE; Nova Olinda/CE; Padre Marcos/PI; Penaforte/CE; Porteiras/CE; Potengi/CE; Salitre/CE; Santana do Cariri/CE; Serrita/PE; Simões/PI; São Julião/PI; Trindade/PE.


Fonte: gcmais.com.br

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001