30 de janeiro de 2022 às 07h58m
255ª Areninha do Estado é entregue no bairro Papicu, em Fortaleza

Com o equipamento, fruto do Juntos por Fortaleza, parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, já são 255 campos society em todo o Estado, sendo 157 construídos no Interior e 98 na Capital cearense

O Governo do Ceará entregou, na manhã deste sábado (29), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, através do Juntos por Fortaleza, mais uma nova areninha na Capital cearense, no bairro Papicu, em evento com a presença do governador Camilo Santana; da vice-governadora Izolda Cela; do presidente da câmara de vereadores de Fortaleza, Antônio Henrique; do secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro; do deputado federal Mauro Filho; e dos vereadores John Monteiro, Luciano Girão e Cônsul do Povo.

“É uma alegria estar aqui hoje. Daqui podem sair futuros jogadores profissionais, mas além do esporte e lazer, é um espaço que reúne famílias. Mas também é uma forma de proteger nossas crianças que, ao invés de estar no meio da rua, estão aqui dentro de uma escolinha de futebol, de projetos sociais. E, para além disso, gera também uma economia no entorno para a comunidade. Tudo começou com um vídeo que recebemos do Nailton [de Castro], professor aqui da escolinha de futebol, da comunidade do Pau Finim, e quero parabenizá-lo pelo trabalho com a garotada, em especial, a artilheira Taiany, única menina entre os garotos e que fez um golaço aqui hoje”, apontou o governador.

Para o professor Nailton de Castro, essa inauguração é a realização de um sonho. “Nós batalhamos com essa escolinha de futebol aqui na comunidade do Pau Finim, Garotos da Periferia, há 12 anos, e até uns meses atrás, aqui era um campo de areia, sem estrutura. Mas estamos no paraíso, principalmente para essas crianças que estão aqui desfrutando desse campo. É um equipamento que a gente recebe e foi mérito não só meu, mas da comunidade. Aqui nós revelamos o Valdeci, que joga no Coritiba, o Luís Roberto, do Atlético/GO, e é um projeto que não forma apenas atletas, mas cidadãos”, agradeceu Nailton, visivelmente emocionado.

Agora, são 255 campos de grama sintética implantados pelo poder público. São 157 construídos pelo governo estadual no Interior e outros 98 instalados na Capital, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, através do projeto Juntos por Fortaleza.

As Areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação. Este equipamento representa um investimento de R$ 1.342.478,37.

Cada Areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais. Através de orçamentos de secretarias como a do Esporte e Juventude (Sejuv), a Superintendência de Obras Públicas (SOP) executa a construção. Cabe a cada prefeitura indicar e doar o terreno para a construção do campo.

A vice-governadora, Izolda Cela, ressaltou não apenas a importância do compromisso do Governo do Ceará, do lado de cá do poder público para com os cearenses, mas também o trabalho essencial feito pelas lideranças comunitárias. “As lideranças comunitárias fazem toda a diferença, e entregar uma obra como essa é gratificante, que promove essas transformações urbanas que melhoram a vida das pessoas. E são equipamentos que geram oportunidades, que gera uma boa convivência entre os moradores, e que ocupam a cidade com propriedade. E aqui, o esporte e o lazer são propulsores de mudanças para os jovens, que aqui estão vibrantes, já utilizando a areninha”, falou.

As Areninhas incentivam uma vida mais saudável, fomentam a economia local e fortalecem a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Sejuv.

O titular da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) ressaltou o lado da reorganização urbana, e a importância de envolver a comunidade no uso e na manutenção do equipamento. “É uma política não só de esporte, mas da cidadania, que muda a vida das pessoas de todo o entorno dessa Areninha, a nossa número 255”, apontou Rogério Pinheiro.

Mais 71 Areninhas estão em vias de serem inauguradas, 14 estão em obras, e outras 300 em processo de licitação ou contratação.

O presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Antônio Henrique, celebrou a parceria positiva entre a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado, e pontuou sobre a alegria e a importância de entregar um equipamento que efetivamente muda a vida das pessoas na comunidade. “Areninha é qualidade de vida, não apenas para a garotada, mas para as pessoas da comunidade do Pau Finim”, disse.

Histórico

Os primeiros equipamentos implantados contemplavam os municípios de médio e grande porte com maior número de jovens em zona urbana, de acordo com o Censo Demográfico 2010. As arenas são compostas de campo society com grama sintética, vestiários com banheiro, acessos pavimentados, calçada com piso intertravado, torres de iluminação, alambrado e rede, bancos de reserva e depósito para materiais esportivos.

Após o lançamento do projeto Areninhas do Interior, foi lançada a segunda etapa do programa para contemplar municípios com população inferior a 50 mil habitantes.

A elaboração dos projetos técnicos de Engenharia e Arquitetura para construção das areninhas é de responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP), órgão vinculado à Secretaria das Cidades (SCidades). A SOP ainda faz o acompanhamento e fiscaliza as obras de cada areninha construída.

Concluídas as etapas de obra, estes equipamentos esportivos são entregues para gestão de comitês municipais formados pelas prefeituras e representantes das comunidades locais, ao passo que a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) fica a cargo de implementar políticas públicas de incentivo ao esporte e lazer nas arenas.

Novos equipamentos

O governador finalizou o evento comentando sobre o valor das lideranças comunitárias ativas. E anunciou que irá cumprir as reivindicações da comunidade do Pau Finim, no bairro Papicu, em Fortaleza, onde está sediada a nova Areninha.

Muitas vezes, os gestores não sabem [das reivindicações]. Por isso, é importante que as lideranças locais, que os vereadores, que os representantes do povo, e aqueles que vivem o dia a dia das comunidades reivindiquem. E assim, possamos tomar as decisões que beneficiem a população. Aqui nessa comunidade já estão sendo feitas uma série de intervenções. Nós já montamos um novo posto da Polícia Militar, recentemente, a Prefeitura inaugurou uma creche linda, e estamos fazendo a reurbanização no entorno dessa bela lagoa, e vai ficar aqui um calçadão, um espaço bonito para a comunidade. Já está sendo feito o saneamento aqui com esgotamento, com água e, já autorizei a Cagece a fazer, após as obras, o asfaltamento da rua principal. Quando cheguei aqui, me pediram uma brinquedopraça nessa área defronte à areninha, e já está autorizado, não só a brinquedopraça para as crianças, mas uma academia ao ar livre também. Esse é um compromisso nosso, do Governo do Ceará, sempre com ações para beneficiar a população e toda a comunidade”, finalizou Camilo Santana.

 


Fonte: Governo do Ceará

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001