10 de dezembro de 2021 às 10h53m
Presença da AL no interior é destacada em última sessão

A Assembleia Legislativa do Ceará encerrou nesta quinta-feira (9) sua última edição da Assembleia Itinerante do ano de 2021, que ocorreu no município de Novo Oriente

Trata-se de uma série de deslocamentos do Parlamento cearense ao interior do estado, a partir da metade deste ano, em uma tentativa de descentralizar a atuação do Legislativo. Na ocasião, deputados destacaram as iniciativas e ressaltaram a importância da interiorização do trabalho da casa.

O presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), comemorou a realização das sessões. Segundo ele, foi demonstrado, no processo, que “é possível e necessário sair das dependências do prédio sede, em Fortaleza, para olhar nos olhos de cidadãos e cidadãs no interior, para ouvi-los em seus anseios e reivindicações mais fundamentais”. O parlamentar ainda destacou ações desenvolvidas a partir da última edição da Assembleia Itinerante: “Desde a última terça-feira, Novo Oriente é sede de uma feira de serviços da Assembleia, em parceria com Governo do Estado, prefeituras, Fecomércio, Fiec e Sebrae.”

Ele ainda fez um balanço da atuação em geral da Assembleia em 2021, avaliando os trabalhos da casa no período como desafiadores, mas “seguindo no caminho certo com seriedade para buscar melhorias para a vida dos cearenses”. “Vamos todos juntos nessa missão, convictos que a união de todos os poderes constituídos é a saída para resolvermos cada um dos desafios”, declarou.

Pronunciamentos


Na sessão realizada nesta quinta-feira (9), prevaleceram pronunciamentos de parlamentares elogiando a atuação de Evandro Leitão à frente da casa e exaltando a realização das sessões no interior do estado. Foi o caso, por exemplo, de Sérgio Aguiar (PDT), que considera a iniciativa um ato de prestigiar a classe política e a população. “O presidente da Assembleia e a Mesa Diretora, com a realização das sessões itinerantes, têm promovido o diálogo com a população e dado mais transparência e publicizado as ações do Legislativo estadual”, disse ele.

Também desferiram elogios ao presidente as deputadas Aderlânia Noronha (Solidariedade) e Augusta Brito (PCdoB). “Trazer o funcionamento da Casa para as cidades do interior é uma iniciativa brilhante que enriquece o debate”, pontuou Aderlânia.

O deputado Queiroz Filho (PDT) parabenizou a Assembleia Itinerante, considerando “um momento importante de estar perto da população e ouvir os seus anseios”. Também destacou que, enquanto relator do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022 na Assembleia, percorreu diversos municípios cearenses nos seminários regionais, que apresentaram e debateram o que está previsto pelo orçamento estadual para o próximo ano.

Já Oriel Nunes Filho (PDT) pontua que as itinerantes viabilizam uma maior proximidade do Parlamento com a população. “O Parlamento cearense hoje se destaca por ter à frente um presidente que traz essa descentralização. Com isso, temos a oportunidade de levar para os municípios do interior o Parlamento cearense e discutir as problemáticas de cada região”, elogiou, enfatizando que os políticos precisam estar mais próximos das pessoas. “Nós estamos aqui hoje pois é nosso papel estar perto do povo. Alguns não podem estar presentes, mas estão de forma remota.”
O deputado Fábio Galvão (PMN) comentou, em pronunciamento feito na ocasião, que a sessão itinerante não se diferencia em nada da realizada na sede do Poder Legislativo, em Fortaleza. “Isso mostra a importância que o presidente Evandro Leitão tem dado à transparência das ações do Legislativo estadual”, afirmou.

 

 

Fonte: O Estado

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001