02 de dezembro de 2021 às 11h32m
R$ 24 milhões para bolsas de mestrado e doutorado

A Funcap, órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), lançou o edital nº 09/2021 – Bolsas de Mestrado e Doutorado.

A iniciativa, que tem investimento total de até R$ 24 milhões, tem por objetivo fortalecer o ensino de pós-graduação no Estado na quantidade, na diversidade e, sobretudo, na qualidade, visando formar recursos humanos qualificados para a pesquisa científica, tecnológica e inovação.

As bolsas serão concedidas em forma de quotas institucionais aos programas de pós-graduação. Assim, o processo de inscrição não é feito pelos alunos, mas pelos coordenadores dos programas de pós-graduação.
A estimativa é de cerca de 600 bolsas de mestrado e 500 de doutorado. Para mestrado, a duração é de até 24 meses e as de doutorado, até 48 meses, contados a partir do início do primeiro período letivo no curso.

Podem se candidatar os programas de pós-graduação stricto sensu do Ceará que sejam reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou estejam em processo de reconhecimento (desde que obtenham a validação até o julgamento das propostas). Além disso, eles precisam estar previamente cadastrados na Funcap pelas suas respectivas pró-reitorias de pós-graduação ou por órgãos equivalentes.
Os coordenadores dos programas de pós-graduação deverão apresentar proposta à Funcap por meio de preenchimento do formulário de solicitação de quotas de bolsa de mestrado e/ou doutorado, que está disponível na página da Funcap. O prazo para envio dos formulários é de 3 a 31 de janeiro de 2022. A íntegra do edital está disponível aqui.

Distribuição
A definição final da quota que será concedida pela Funcap a cada programa de pós-graduação caberá ao seu Conselho Executivo. Na avaliação, serão considerados os seguintes critérios como evolução das notas atribuídas pela Capes ao programa, previsão do número de bolsas, histórico do número de bolsas, desempenho e importância das linhas de pesquisa para o desenvolvimento do Ceará.


Fonte: O Estado

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001