15 de outubro de 2021 às 08h04m
Ceart itinerante leva atendimento aos artesãos

O CeArt Itinerante é uma iniciativa que vai levar a diversos municípios os serviços da Central de Artesanato do Ceará, equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

No período de 15 a 17 de outubro, Aracati e Icapuí recebem o projeto, que vai contar com oficinas, cadastro e renovação das identidades artesanais, certificação de produtos, palestras e exposição e venda de peças nas 16 tipologias do artesanato cearense. O atendimento acontecerá nas instalações do Caminhão do Cidadão.

“A pandemia nos fez adaptar algumas metodologias, como os testes de habilidade on-line e mesmo as capacitações. Mas quando iniciamos essa retomada responsável das atividades, entendemos que é importante nos aproximarmos dos artesãos. A CeArt Itinerante é isso, uma ação de aproximação dos nossos artesãos, buscando dar mais comodidade a essas pessoas e divulgar as políticas desenvolvidas para a promoção do artesanato cearense”, pontua a titular da SPS, Socorro França.

Através da emissão de identidades artesanais, a SPS reconhece a legitimidade do artesanato e traz benefícios como a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na venda de produtos, a capacitação em cursos gratuitos de aprimoramento e atualização de técnicas e a participação em feiras nacionais e internacionais com o apoio da CeArt.

“A CeArt indo até o artesão beneficia grupos produtivos e associações, tornando o processo de cadastramento mais rápido e prático para emissão de identidade artesanal, bem como o serviço de emissão do Selo Ceart com a certificação de novos produtos artesanais que poderão ser comercializados nos espaços das lojas CeArt”, destaca a coordenadora de artesanato, Patrícia Liebmann.

Atualmente, 35 mil artesãos e/ou entidades artesanais estão cadastrados e 86 entidades artesanais ativas. De 2015 a agosto de 2021, 28.012 artesãos participaram de capacitações para o fortalecimento do artesanato e assessoramento técnico de melhoria da qualidade artesanal. No mesmo período, a CeArt já intermediou a comercialização de 387.145 peças artesanais, movimentando mais de R$ 11 milhões em vendas.


Fonte: O Estado

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001