01 de outubro de 2021 às 09h15m
Assembleia Legislativa do promove ações sociais através do Núcleo de Responsabilidade Social

A credibilidade é uma construção a partir das ações, dos projetos, da continuidade e responsabilidade com aquilo que vem sendo planejado e realizado

No meio político, que é muitas vezes criticado pela sociedade por não ser confiável, as ações sociais fazem parte na construção da credibilidade.

O Núcleo de Responsabilidade Social (NRS) surgiu em junho de 2021 como uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) em aproximar cada vez mais a Casa legislativa da sociedade a partir dos projetos que já existiam e da realização de outros.

“Ao longo dos anos pude conhecer os trabalhos realizados pela ALCE e, como primeira-dama, foi possível avaliar ainda mais de perto a capacidade de ação dos órgãos do Legislativo”, afirma a primeira-dama da Assembleia Legislativa do Ceará, Cristiane Leitão.

A atuação da Casa tem um vínculo forte com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. São objetivos conectados com a realidade e com os desafios que enfrentamos como sociedade, no âmbito local e global, como saúde e bem-estar, trabalho decente e desenvolvimento econômico, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis. 

A Assembleia já realizava ações sociais e ambientais, mas o trabalho estava dividido entre vários setores. O Núcleo chegou com a característica de integrar, ampliar e monitorar essas ações. 

“Assim, começamos a planejar e trabalhar uma forma de promover uma gestão socialmente responsável, igualitária e atuante, especialmente, com as comunidades do entorno, que é um dos objetivos do Núcleo. Um trabalho de escuta, avaliação das demandas e muito diálogo para sermos instrumento de redução das desigualdades e promover educação ambiental”, declara a primeira-dama. 

No lançamento do Núcleo de Responsabilidade Social, a Assembleia Legislativa assinou a solicitação de adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), entendendo a importância dessas ações para o futuro da sociedade e para as futuras gerações. 

O Núcleo promove e tem em seu planejamento ações que incentivam o comportamento ético, o desenvolvimento econômico, a prevenção de doenças e a promoção de saúde para a comunidade. E também há a avaliação das

demandas das comunidades e pessoas com as quais trabalhamos, podendo assim, promover formações e ações ainda mais efetivas. 

“Acreditamos que essas ações podem promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades, capacitando e inspirando as pessoas, criando novas oportunidades. A credibilidade do Legislativo cearense, sempre atuando para o desenvolvimento da sociedade e do Ceará, é nosso ponto de partida e o norte para a forma como o NRS e demais Núcleos atuam. Acreditamos que, com a união de diversas frentes, tornamos nosso trabalho ainda mais forte, relevante e confiável”, relata Cristiane. 

A sociedade atual clama para ser olhada, cuidada, compreendida e acolhida e acredito que nós podemos integrar tudo isso. Uma mulher influente que tem o dom de mobilizar e fazer acontecer é muito importante para a execução de projetos sociais, contribuindo com o poder público e gerando oportunidades para todos de maneira igualitária e colaborativa.




Fonte: O Estado

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001