30 de setembro de 2021 às 11h43m
Centro de Educação é entregue para Residencial Yolanda Queiroz

O prefeito José Sarto Nogueira (PDT) compareceu nesta quarta-feira, junto ao governador Camilo Santana (PT), à inauguração do novo Centro de Educação Infantil de nome Antônia Agostinho de Sousa em homenagem à liderança da comunidade, conhecida como Dona Toinha.

A iniciativa faz parte do projeto de urbanização desta região da capital cearense. O projeto busca beneficiar 1.080 famílias moradoras do Residencial Dona Yolanda Vidal Queiroz, que abriga populações originárias das áreas de risco do mangue do Cocó e da Comunidade do Dendê.


“Toda essa turma aqui trabalhou muito para construir uma escola de qualidade e dar oportunidade para as crianças brilharem na vida. É mais uma obra que Fortaleza recebe do Governo do Estado e é muito importante que os entes da Federação possam trabalhar juntos por quem realmente precisa, porque assim a gente pode fazer muito mais. Entregamos cinco CEIs, dois em parceria com o Estado, e temos mais 26 equipamentos em construção, quatro já prontos para entregar”, diz Sarto sobre a importância da construção na comunidade.

O empreendimento tem capacidade para atender 88 crianças em seu total. A sua estrutura é dotada de quatro salas de aula, cozinha, copa, refeitório, berçário, fraldário, banheiro, dormitório, biblioteca e playground. Também goza de setor administrativo, recepção, secretaria, sala de coordenação, ambulatório e almoxarifado.
As crianças matriculadas no Centro recebem material escolar, fardamento, kit pedagógico e material de higiene para uso dentro da instituição.

“A educação infantil de Fortaleza vem num crescente avanço, já dobramos o número de matrículas em creche, onde a gente identifica a maior demanda. E a gente segue na perspectiva de melhoria da qualidade, na formação de professores, na disponibilidade de insumos necessários ao trabalho, mobiliários, brinquedos, livros, tudo para o desenvolvimento da criança. A alimentação também tem um olhar especial, além da higiene, e temos profissionais orientados que trabalham com o cuidar e o educar de forma indissociável”, fala Dalila Saldanha, secretária municipal de educação, sobre o avanço da prefeitura no setor da educação.

“Nosso papel é dar dignidade e esperança para as pessoas, começando com algo tão precioso que é a educação. Nós, cearenses e fortalezenses, temos que ter muito orgulho da nossa educação porque é uma construção coletiva, com contribuição de professores, coordenadores, pais, alunos, que fazem, hoje, o Ceará e Fortaleza terem uma das melhores educações do país. O Roberto Cláudio queria universalizar o acesso às creches de Fortaleza e o Sarto está avançando nisso, porque essa fase é a mais importante na vida da criança, que precisa de estímulos, se alimentar bem, atenção e carinho”, destacou o governador Camilo Santana sobre a continuação da política da gestão anterior da Prefeitura Municipal.

Também participaram da inauguração do CEI, a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela; a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará, Socorro França; o Secretário Executivo de Habitação, Marcos Cals; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique e outras autoridades do Estado e do Município.


Fonte: O Estado

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001