29 de setembro de 2021 às 08h04m
Para votar, jovens de 16 anos deverão tirar título de eleitor até maio de 2022

A Constituição Federal prevê que o voto, que é obrigatório a partir dos 18 anos, é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, inclusive para aqueles que vão completar 16 anos às vésperas do pleito, com limite em 2 de outubro de 2022

Para poder votar, no entanto, esses jovens terão que tirar o título de eleitor entre os meses de janeiro e maio do ano que vem, avisa a Justiça Eleitoral.

Desde o ano passado, em consequência da pandemia, é possível fazer a emissão do título de forma online, por meio do Sistema Título Net, utilizando computador, tablet ou celular. Para isso, é preciso acessar o sistema, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.

É preciso ainda anexar pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. A primeira delas é uma fotografia da pessoa segurando um documento oficial de identificação. As duas seguintes são da própria documentação utilizada para comprovar a identificação da primeira foto. Também é preciso enviar um comprovante de residência e, para homens de 18 a 45 anos, comprovante de quitação com o serviço militar. As imagens devem estar totalmente legíveis, caso contrário a solicitação pode ser negada.


Fonte: O Estado

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001