14 de setembro de 2021 às 16h50m
Estudantes de Granja, no Ceará, são semifinalistas de programa global da Samsung por construírem bomba de irrigação de baixo custo

Projeto de alunos e professor é um dos 20 selecionados do programa Solve for Tomorrow

Cinco estudantes e um professor do ensino médio público de Granja, no interior do Ceará, desenvolveram um equipamento que atraiu os olhos da Samsung. O sistema de irrigação alternativo com uma bomba hidrostática de baixo custo, criado pela equipe, é um dos semifinalistas da 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, um programa global da multinacional.

O equipamento é feito a partir de materiais simples: garrafas retornáveis de dois litros e um calibrador de pneu para medir a pressão do recipiente. Foi utilizando estes materiais que eles conseguiram desenvolver um equipamento capaz de manter a irrigação das plantações por muito mais tempo.  Atualmente, 45 unidades do projeto estão funcionando em todo o município de Granja, que tem pouco mais de 54 mil habitantes.

Segundo o professor e orientador do projeto, André Luiz Rocha, o desafio motivador para a criação foi a manutenção na rega da plantação em estações com menos chuva, principalmente no verão. A bomba de irrigação poderá auxiliar os agricultores que trabalham nas plantações apenas durante o período de inverno, exatamente pela escassez de água na região nos demais meses do ano.

"Expliquei aos alunos o funcionamento da bomba hidrostática e a parte técnica. Então, fizemos quatro protótipos (...). Com a fase de testes concluída, procuramos pessoas com pequenas plantações de coentro, cebola e tomate, quando testamos novamente o equipamento, que foi aprovado pela população local", explica o professor.

Os estudantes que integram a equipe são todos granjenses e de escola pública, Elida Vitória, Ingrid Maria, Francisca Geizielly, Gabriel Sampaio e Rafael Lopes. O objetivo do grupo agora é levar oficinas de capacitação para agricultores das cidades no entorno, de forma a ensiná-los como produzir seus próprios sistemas de irrigação e ajudá-los em suas plantações.

A prefeita da cidade, Juliana Aldigueri, destaca que é um orgulho para o município ter à disposição um grupo de estudantes tão talentosos. "Que orgulho desses estudantes cearenses da Escola Estadual Guilherme Teles Gouveia. Parabenizo os alunos, bem como parabenizo também o professor e orientador do projeto".

Solve for Tomorrow
O prêmio Solve for Tomorrow é uma ação global da Samsung que incentiva a realização de projetos que acessem conhecimentos científicos, formulem e proponham soluções simples para melhorar o lugar onde os alunos vivem, contribuindo, assim, para uma sociedade mais sustentável.

Saiba Mais
A cidade de Granja, localizada na região Norte do Estado do Ceará possui um histórico de reconhecimento sobre os resultados de incentivo à educação.

  • Em 2020, a Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida foi eleita, pela segunda vez, a melhor do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) do 6º ao 9º ano, com nota 8,7.
  • Nove entre as 10 escolas com os melhores índices de leitura do país estão na cidade, de acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Educação e divulgado pelo Jornal O Estado de São Paulo.
  • Em 2018, o município alcançou o primeiro lugar geral no Prêmio Escola Nota Dez, reconhecimento estadual. Ao todo, 23 escolas foram premiadas.

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001