01 de setembro de 2021 às 07h58m
Governo do Ceará inaugura mais três areninhas no Interior, em Antonina do Norte, Assaré e Tejuçuoca

Nesta segunda-feira (30), os três municípios foram contemplados com a abertura de campos de futebol society

Na tarde desta segunda-feira (30), o Ceará ganhou mais três Areninhas, nas cidades de Antonina do Norte, Assaré e Tejuçuoca, entregues pelo governador, Camilo Santana, em evento virtual. Com mais esses três equipamentos esportivos, o Estado totaliza 224 Areninhas em funcionamento, sendo 138 delas no Interior e outras 86 na Capital, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. Na transmissão ao vivo pelas redes sociais, estavam ao lado do governador o secretário de Esporte e Juventude (Sejuv), Rogério Pinheiro, a vice-governadora, Izolda Cela, e os deputados estaduais Fernando Santana e Edilardo Eufrásio.

Camilo Santana apontou que o projeto das Areninhas é a maior política pública de esporte do País, e já adiantou que todos os 184 municípios terão esse tipo de equipamento, alguns até dois, três ou quatro, a depender do tamanho de cada cidade cearense.

“As areninhas são equipamentos que protegem nossa juventude, estimulam a questão física e a saúde, enfim, melhoram a qualidade de vida das pessoas. É lá que podemos descobrir talentos do futebol, na maior política pública de esporte e cidadania do Brasil. Queremos chegar a quase 600 areninhas até o final de 2022, tem muita areninha que o prefeito urbaniza no entorno, aproveita o ambiente para mudar e melhorar a vida das pessoas, movimenta a economia, e muda o local, algumas são até em áreas que eram mais desertas, e que se modifica com a chegada desse equipamento”, ressaltou o governador do Ceará.

Os três equipamentos juntos representam investimento de R$ 713.236,95, e as Areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society. Equipados com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação.

O projeto visa melhorar a qualidade de vida da população cearense e oferecer equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa contar com espaços urbanizados e seguros para convivência, lazer e formação cidadã. Isso incentiva uma vida mais saudável, fomenta a economia local e fortalece a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados. Mais 55 Areninhas estão em vias de serem inauguradas, 28 estão em obras, e outras 300 em processo de licitação ou contratação.

Para a vice-governadora do Ceará, são políticas públicas como essa que mudam as vidas das pessoas. “Entregamos mais um espaço de esporte, mas também de confraternização. As areninhas são equipamentos de cidadania, e é muito bonito ver esses espaços nos municípios, e pelo que representa em cada cidade. Transforma o local para melhor e um ambiente saudável, e esse é um esforço feito em nosso Governo, procurando garantir melhorias essenciais na vida das pessoas”, apontou Izolda Cela.

Parceria Governo-Município

Cada Areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais. Através de orçamentos de secretarias como a do Esporte e Juventude (Sejuv), a Superintendência de Obras Públicas (SOP) executa a construção. Cabe a cada prefeitura indicar e doar o terreno para a construção do campo. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Sejuv.

“Estamos entregando mais três equipamentos que modificam a realidade dos municípios, no que tange às políticas públicas de esporte e juventude, gerando oportunidades, tirando a juventude da ociosidade através do programas sociais do Estado”, afirmou o titular da Sejuv, Rogério Pinheiro.

Histórico

Os primeiros equipamentos implantados contemplavam os municípios de médio e grande porte com maior número de jovens em zona urbana, de acordo com o Censo Demográfico 2010. As arenas são compostas de campo society com grama sintética, vestiários com banheiro, acessos pavimentados, calçada com piso intertravado, torres de iluminação, alambrado e rede, bancos de reserva e depósito para materiais esportivos. Após o lançamento do projeto “Areninhas do Interior”, foi lançada a segunda etapa do programa para contemplar municípios com população inferior a 50 mil habitantes.

A elaboração dos projetos técnicos de Engenharia e Arquitetura para construção das areninhas é de responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP), órgão vinculado à Secretaria das Cidades (SCidades). A SOP ainda faz o acompanhamento e fiscaliza as obras de cada areninha construída.

Concluídas as etapas de obra, estes equipamentos esportivos são entregues para gestão de comitês municipais formados pelas prefeituras e representantes das comunidades locais, ao passo que a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) fica a cargo de implementar políticas públicas de incentivo ao esporte e lazer nas arenas.

Patativa do Assaré

Finalizando a Live, o governador do Ceará, anunciou mais uma obra importante para o Estado, especialmente para a cidade de Assaré, em um local que será essencial para a cultura e o turismo da cidade. “Quero já me antecipar aqui e anunciar meu compromisso de que vamos construir toda a estrada que leva até a casa desse grande ícone da cultura brasileira, que é Patativa do Assaré, que me viu menino, que colocou no colo, amigo dos meus pais”, disse Camilo Santana.


Fonte: Governo do Ceará

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001