06 de julho de 2021 às 10h54m
Assembleia inicia hoje segunda etapa do Pacto pelo Saneamento

Começa hoje a segunda etapa do Pacto pelo Saneamento Básico, iniciativa do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

A nova etapa contempla seis seminários temáticos, realizados de julho a setembro, abordando temas estratégicos para superar os desafios do setor. A programação acontece de forma virtual e é voltada aos integrantes do Pacto.

O primeiro trata do “Financiamento para universalizar o Saneamento Básico” e acontece nestas terça e quarta-feira, a partir das 9h. O tema abordado será “Alternativas de Financiamento para o Saneamento Básico”, a ser tratado por representantes do Banco Mundial, do Ministério da Economia, da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental e do Consórcio Internacional do Médio Vale do Itajaí.
Na tarde de hoje, a partir das 14h, será a vez do painel “Cenários do financiamento do Saneamento Básico”, a cargo do secretário de saneamento, Paulo Henrique Lustosa; e de representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão Interna; Secretaria de Desenvolvimento agrário; Instituto Sisar e Companhia de Água e Esgoto (Cagece) e Agência Reguladora do Estado (Arce).

Já na quarta-feira (7), a partir das 9h, acontece o painel “Financiamento do Saneamento Básico dos Municípios” vai contar com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Giovanne Gomes; o deputado federal Domingos Neto (PSD), e o presidente da Associação dos Municípios do Estado (Aprece), Francisco de Castro. O segundo seminário ocorrerá no dia 22 de julho, com o tema “Abastecimento e Esgotamento Sanitário”.

No dia 12 de agosto, o tema envolve “Drenagem e Manejo das águas Pluviais Urbanas”, e 26 e 27 do mesmo mês, “Saneamento Básico Rural”. Em setembro, no dia 21, o tema abordado será “Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos”. Nos dias 29 e 30 “Educação Ambiental para o Saneamento Básico”.

A proposta da iniciativa é identificar estratégias, programas, projetos e ações que possam contribuir para a superação dos desafios apontados na etapa inicial do Pacto, com objetivo de universalizar o serviço. Na elaboração, os grupos de trabalho se debruçaram sobre os seguintes eixos temáticos: Abastecimento e Esgotamento Sanitário; Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas; Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos; Saneamento Básico Rural; e Educação Ambiental para o Saneamento Básico.


Fonte: O Estado

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001