A proposta é voltada a jovens da capital cearense de 16 a 25 anos e que estejam desempregados para capacitação através da aplicação de um método acelerado na área de programação de linguagens de informática.
O Programa Jovens pelo Futuro, ao ser implementado, tem como objetivo proporcionar a capacitação de jovens por meio de cursos para o atendimento e resolução de problemas voltados para o mercado de tecnologia e estará vinculado ao Programa Juventude Digital, servindo como eixo estratégico de geração de empregos na cidade.
Em texto enviado junto ao projeto para embasar a sugestão, o parlamentar reforçou que a pandemia da covid-19 já é considerada a maior crise sanitária enfrentada pela humanidade, e por causa das necessárias medidas de restrições e isolamento social, a saúde das empresas foi impactada devido a queda abrupta de receita. “Consequentemente, os níveis de desemprego atingem recordes preocupantes, e na dianteira estão os jovens fortalezenses”, disse. “Medidas pela administração pública que diminuam desigualdades, ampliem as oportunidades, principalmente para os menos favorecidos, numa sociedade que se baseia em comunicação digital e impulsiona o mercado tecnológico a passos largos, deverá estabelecer uma política pública voltada para fomentar a inclusão e impulsionar a capacitação para esta nova era digital”, pontuou, ainda.
Por se tratar de projeto de indicação (ou seja, sugestão), ao ser aprovada a matéria é encaminhada ao Poder Executivo – no caso, o prefeito José Sarto (PDT) – para que ele decida se acata ou não a proposta. Caso acate, deverá devolvê-la à casa legislativa em forma de projeto de lei para aí sim, com a nova aprovação, a medida ser implementada de fato.
Apresentações
Outras 10 matérias foram aprovadas na sessão desta quinta-feira na Câmara Municipal. O Projeto de Lei Ordinária (PLO) 361/2021, de autoria da Prefeitura, autoriza a prorrogação do prazo máximo de ingresso no sistema de transporte por aplicativo na Capital. Já o PLO 344/2018, da vereadora Cláudia Gomes (DEM), determina a realização anual da Semana de Conscientização da Fibrose Cística, a ser realizada anualmente na última semana do mês de setembro. O PLO 253/2020, por sua vez, foi apresentado pela vereadora Larissa Gaspar (PT) e tem como objetivo criar a Semana Municipal da Prevenção de Acidentes com Crianças, a ser comemorada anualmente na quarta semana de agosto no município.
Outras matérias indicam a reforma de quadra poliesportiva, implantação de Ecopontos e requerem moção de aplauso aos senhores Moacir Maia dos Santos, Carlos Alberto Marques Leite e Carlos Eduardo Nascimento Paiva.