02 de abril de 2021 às 09h08m
Usuário do Pix já podem integrar lista de contatos telefônicos

O Pix iniciou, nesta quinta-feira (1º), uma nova funcionalidade para seus usuários, que é integrar listas de contato de seus celulares à ferramenta.

A função prevê a verificação de chaves registradas, se aplica ao número de telefone celular e também ao endereço de e-mail do cliente.


O objetivo dessa novidade é facilitar a identificação de pessoas que tenham a chave Pix. “Esta funcionalidade possibilita que as instituições verifiquem se um telefone ou e-mail que está na agenda do celular do cliente são chaves Pix, com a intenção de facilitar e tornar mais segura a escolha do recebedor do Pix pelo pagador”, diz Ivo Mósca, coordenador da Subcomissão de Pagamentos Instantâneos e porta voz do grupo de Segurança da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).


Além disso, essa funcionalidade tem a intenção de minimizar possíveis erros envolvendo dados para transferências. “Essa novidade evita erros de digitação e dá agilidade ao pagamento, já que é possível verificar se uma determinada chave Pix já está registrada”, comenta Breno Lobo, chefe da subunidade responsável pela gestão do Pix no Banco Central.


Lista
O aplicativo da instituição que o usuário estiver logado coletará as informações de telefone ou e-mail de sua lista de contatos, e enviará essa lista para o Banco Central.
O retorno desta consulta revelará quais dos dados enviados são ou não uma chave Pix.


A partir daí a transação segue da mesma forma como é feita desde o início da operação do Pix, que entrou em vigor no fim de 2020.
A ferramenta estará disponível para o prestador de serviço de pagamento (instituições financeiras e de pagamento) que aderir a funcionalidade, e o cliente precisará fazer uma atualização no próprio aplicativo do banco para ter acesso. Após isso, a instituição financeira pode ou não criar um widget (um atalho que facilita o acesso à ferramenta no celular).


A funcionalidade é opcional e os usuários podem solicitar a exclusão de sua chave Pix, se assim desejarem. A interligação com a agenda irá ocorrer quando o cliente cadastrar a chave, e concordar com o termo de consentimento.


Fonte: O Estado

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001