30 de março de 2021 às 09h33m
Assembleia inaugura Núcleo de Saúde Mental no Ceará

Foi inaugurado, nesta segunda-feira (29), o Núcleo de Saúde Mental da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), em cerimônia realizada de modo virtual.

A ocasião reuniu o presidente da casa, deputado Evandro Leitão (PDT), além da primeira-dama da Assembleia, Cristiane Leitão, e diversos deputados estaduais envolvidos na concepção do novo equipamento.


“Estamos passando por um momento de muito luto e a questão da saúde mental se tornou ainda mais urgente”, acentuou o presidente da casa, na ocasião, destacando que o projeto é de grande relevância para a Assembleia e para a sociedade cearense de modo geral. “A ideia embrionária surgiu em 2019, quando formamos a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, e quero ressaltar o trabalho importante de cada deputado integrante dessa Frente”, pontuou ainda.

Ele também agradeceu ao então presidente da Assembleia à época da criação do grupo, o hoje prefeito José Sarto (PDT), e a parceria com instituições como o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), pelo apoio à iniciativa.


Cristiane Leitão, por sua vez, comentou que a saúde mental dos cearenses passa por um momento delicado não só pela covid-19 em si, como também pelas políticas de isolamento social, pelas preocupações financeiras e pelo sentimento de receio relacionado ao estado da sociedade como um todo. “Cuidar da nossa população nunca se fez tão urgente”, disse, destacando que o Ceará registrou mais de um suicídio a cada 24 horas ao longo do ano de 2020. “Jovens e pessoas do gênero masculino são as vítimas mais frequentes. Diante desse quadro, auxílio profissional é de fundamental importância.”


Também durante a cerimônia, o diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia (DSAS), Luís Edson Corrêa, parabenizou o presidente e a primeira-dama pela dedicação para a implantação da nova ferramenta. Segundo ele, toda a equipe do departamento está engajada e entusiasmada para prestar um serviço de qualidade excelência, não apenas para os servidores, como para a comunidade no entorno da Alece. “Eu tenho dito que o Departamento de Saúde é hoje o maior projeto social da Assembleia, já que atende a comunidade de seu entorno”, assegurou.


O diretor destacou que o momento atual, de intensas dificuldades e mortes de pessoas próximas a boa parte dos cearenses, é oportuno para que se inicie um trabalho redobrado como esse no Legislativo. Luís Edson ainda lamentou o falecimento de servidores da casa por covid-19, com o número de óbitos decorrentes da doença chegando a 29 até a última sexta-feira (26), entre trabalhadores ativos e aposentados. Ele comenta, em meio a isso, que o Departamento de Saúde da casa continuou ocupado durante todo o período da pandemia: “Não paramos um minuto de atender nossos pacientes. Estamos juntos, unidos, e essa união faz a força para prestarmos um serviço de qualidade para nossos servidores e para a sociedade. Pode contar conosco.”


Ações


A coordenadora do Núcleo de Saúde Mental, Rejane Sales, explicou que o equipamento vai fortalecer as ações da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental. “Entre as nossas ações está fomentar a saúde mental nas escolas em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado; capacitar gestores e servidores através de cursos e demais iniciativas; implementar ações de suporte à saúde mental da mulher, atendendo demandas diversas sobre seu papel na sociedade; entre outros”, afirmou. “Diante da pandemia se faz necessário sair do lugar em benefício do outro”, salientou, ainda.


O equipamento também deverá realizar atendimento psicológico para servidores e moradores das comunidades vulneráveis próximas à Assembleia, de modo vinculado ao Departamento de Saúde do Legislativo estadual. Além disso, a população poderá fazer agendamentos para ser contemplada por meio do Telessaúde, pelo número (85) 3277.3771.


Fonte: O Estado

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001