28 de janeiro de 2021 às 06h53m
Partidos definem os líderes das bancadas na Câmara Municipal

Com o retorno das atividades na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) na próxima semana, os partidos já se articulam para definir os novos líderes das bancadas no Legislativo municipal para 2021.

Atualmente, a Câmara tem 17 representações partidárias, sendo que 5 dessas possuem apenas um parlamentar – sendo eles, portanto, os líderes. São eles: Cláudia Gomes (DEM), Marcelo Lemos (PSL), Jorge Pinheiro (PSDB), Danilo Lopes (Podemos) e Estrela Barros (Rede). Já no caso das demais siglas, a escolha da liderança levou em conta a experiência e o número de votos que recebeu nas últimas eleições.


No caso da maior bancada da Câmara Municipal, o PDT, o escolhido foi Júlio Brizzi, por ser um nome com experiência na relação entre o Executivo e o Parlamento. A decisão, no entanto, ainda será oficializada pelo diretório do partido. O PT também deve se reunir esta semana para decidir quem será o líder da bancada na casa, posição hoje ocupada pela vereadora Larissa Gaspar. No PL, a vereadora Tia Francisca já possui cargo na Mesa Diretora, devendo portanto a vereadora Ana Aracapé assumir a liderança do partido. A legenda, no entanto, informou que isso ainda será definido.


No caso do PSB, o líder será Leonardo Couto; no Cidadania, Professor Enilson; no Republicanos, Ronaldo Martins; no PSD, Pedro Ferreira; no PSC, Priscila Costa; no Pros, Sargento Reginauro; no PMB, Wellignton Sabóia; e no Psol, Adriana da Mandata Nossa Cara.


Os líderes partidários acumulam uma série de atribuições importantes, principalmente ligadas à articulação política e ao trabalho de unificação do discurso partidário. É papel do líder orientar a posição da bancada nas votações de projetos e negociar em nome da bancada com a oposição e com o governo.
As lideranças da oposição e do governo também já foram definidas. Ainda em dezembro, o prefeito Sarto Nogueira (PDT), indicou o vereador Gardel Rolim (PDT) para a liderança do governo, enquanto a bancada da oposição escolheu o vereador Márcio Martins (Pros) como líder.


Fonte: O Estado

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001