20 de janeiro de 2021 às 10h03m
Ceará conclui repasse de vacinas aos 184 municípios

Após a chegada da vacina Coronavac ao Ceará contra a covid-19, o Governo do Estado anunciou, ontem, a conclusão do repasse das doses a todos os 184 municípios cearenses realizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa)

Ao todo, o Ceará recebeu 218 mil doses.
Até o momento, a Sesa já repassou aos municípios 76.700 doses destinadas aos profissionais de saúde e 3.600 aos idosos em casas de repouso. A orientação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, é para que as secretarias estaduais não repassem todas as doses da vacina previstas para cada município. Portanto, as demais doses estão de posse com a Sesa.
Depois de Fortaleza, Sobral foi o segundo município cearense a aplicar a vacina, em seguida a cidade de Barbalha, no Cariri. Os contemplados com as primeiras doses foram os profissionais de saúde.
“Deu tudo certo com a distribuição de vacinas contra covid-19 no Ceará. Toda a logística planejada aconteceu nessas últimas 24 horas, e com isso todos os 184 municípios cearenses já iniciaram a sua vacinação. Mas é muito importante que continuemos com os cuidados de prevenção, o uso da máscara, o distanciamento e o isolamento social. Embora a vacina seja uma ótima notícia, a pandemia ainda não acabou”, alertou o secretário de saúde do Ceará, Dr. Cabeto


Transporte


As vacinas foram distribuídas com o apoio da Polícia Militar do Ceará para escolta e segurança, do Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins até a chegada nos destinos. As rotas foram elaboradas pela Secretaria da Saúde do Estado.


Segundo a pasta, os envios seguiram o plano de logística do Governo do Ceará, com lotes distribuídos na Capital e as 20 cidades polo (Caucaia; Maracanaú; Baturité; Itapipoca; Aracati; Russas; Limoeiro do Norte; Sobral; Tianguá; Acaraú; Camocim; Crateús; Tauá; Quixadá; Canindé; Crato; Juazeiro do Norte; Brejo Santo; Iguatu; Icó) que correspondem às Áreas Descentralizadas de Saúde, de onde o material foi repassado aos demais municípios de todo o Ceará.


Imunizados


A técnica de enfermagem do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Fortaleza), Maria Silvana Souza Reis, 51 anos, foi a primeira a receber o imunizante no Ceará. Além dela, foram vacinados Maria de Jesus de Oliveira Lima (56), serviços gerais; Francisco Adailton Alencar Braga (55), médico intensivista; Cristine Aparecida da Cunha (39), fisioterapeuta; Regiane Sousa Torres (34), enfermeira; Natanael Dourado (29), maqueiro; David Nascimento Monteiro (26), fisioterapeuta; Gabriel Braga de Oliveira (24), médico; Maria Clara Santana Silva (19), técnica de Enfermagem; Paulo Brito Lima (39), serviços gerais. Todos os profissionais atuam no Hospital Leonardo da Vinci e Hospital Geral (HGF) de Fortaleza, além de Dourado Tapeba, líder indígena do Polo Caucaia.
Como definido anteriormente pelo cronograma e seguindo a orientação do Ministério da Saúde, estão sendo vacinados as pessoas que se encaixam no grupo prioritário, como os profissionais de saúde que estão na linha de frente, idosos institucionalizados, além de povos indígenas.
O restante do público-alvo da Fase 1 do Plano de Imunização será vacinado de acordo com a chegada de outros lotes, que devem ocorrer nas próximas semanas.


Fonte: O Estado

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001