15 de outubro de 2020 às 06h52m
Ibope: Wagner figura com 28%, Luizianne com 23% e Sarto 16%

O Ibope divulgou nesta quarta-feira (14) o resultado de sua primeira pesquisa para a eleição municipal de Fortaleza este ano

O estudo aponta Capitão Wagner (Pros) em primeiro lugar nas intenções de voto, com 28%, seguido por Luizianne Lins (PT), com 23%, e José Sarto (PDT), com 16%. A margem de erro da pesquisa é de 4%, o que significa que Wagner e Luizianne estão tecnicamente empatados – o que também vale para Luizianne e Sarto.
Entre os demais candidatos, aparecem logo em seguida Heitor Férrer (SD), com 6%; Célio Studart (PV), com 4%; Renato Roseno (Psol), com 3%; Heitor Freire (PSL), com 1%, Anizio Melo (PCdoB), com 0%; e Samuel Braga (Patriota), com 0%. Conforme o Ibope, Paula Colares (UP) e José Loureto (PCO) não chegaram a ser citados pelos entrevistados. Brancos e nulos, por sua vez, somam 12%, enquanto aqueles que não sabem ou não responderam são 7%.
O estudo também perguntou sobre o índice de rejeição de cada candidato. Diferente do resultado de intenção de voto, quem está na dianteira é Luizianne, com 36%, seguida por Wagner, com 33%. Sarto aparece com 17% de rejeição, Férrer com 15%, Roseno com 13%, Heitor Freire com 11% e Anizio Melo com 10%. Os candidatos Célio Studart, Paula Colares e Samuel Braga aparecem cada um com 9% de rejeição.
O índice de aprovação do prefeito Roberto Cláudio (PDT), também apurado, pode ser indicador do potencial de transferência de voto a Sarto no restante da campanha. O Ibope mostra que 49% dos entrevistados consideram a gestão boa ou ótima, 35% considera regular e cerca de 14% consideram ruim ou péssima.
A pesquisa tem nível de confiança (chance calculada de retratar a realidade) de 95%, foi realizada entre os dias 12 e 14 de outubro e ouviu 602 pessoas em Fortaleza.


Outras


Na última pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (12) e elaborada pelo instituto Paraná Pesquisas, a ordem apontada era a mesma, com Wagner liderando com 35%, Luizianne em segundo lugar, com 14,9%, e Sarto logo em seguida, com 10,1%. Os três eram seguidos por Heitor Férrer, com 7,3%, Renato Roseno (Psol), com 4,7%; Célio Studart (PV), com 4,5%; Heitor Freire (PSL), com 2,2%; Anizio (PCdoB), com 0,5%; Samuel Braga (Patriota), com 0,5%; Paula Colares (UP), com 0,4%; e José Loureto (PCO), com 0,3%. Trata-se da primeira pesquisa de intenção de voto realizada após o início do período da campanha, que começou em todo o Brasil no fim do último mês.


Chama a atenção, nesse sentido, principalmente a diferença entre a pontuação alcançada por Wagner nas duas pesquisas, de 35% em uma e 28% em outra, além do maior apoio a Luizianne e Sarto na pesquisa do Ibope em comparação com a do Paraná Pesquisas, com a petista tendo oito pontos percentuais e mais e o pedetista seis.


A única pesquisa que havia sido divulgada antes desta semana era a da empresa Zaytec Brasil, encomendada pelo PT e divulgada no dia 25 do último mês, quando ainda não havia começado o período eleitoral. Naquele estudo também se constatava a dianteira de Capitão Wagner, com 34,3%, enquanto Luizianne aparecia com 25,2% e Sarto com 4,3%. Deve-se destacar, no entanto, que pesquisas diferentes trabalham com metodologias diversas, de modo que não se pode inferir com certeza um movimento de crescimento ou decréscimo de candidaturas entre uma e outra.
Outras pesquisas sobre o eleitorado de Fortaleza ainda serão divulgadas esta semana, com a do Instituto Brasil de Pesquisas de Mercado e Opinião Pública (IBPI), contratada pelo candidato Célio Studart, devendo sair hoje. Também está pendente a do DataFolha, fechando a semana.


Fonte: O Estado

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001