14 de outubro de 2020 às 10h38m
Cursos de Saúde da UniAteneu se destacam por formação diferenciada

O Centro Universitário Ateneu oferta atualmente seis cursos de graduação na área da Saúde, voltados para uma formação prática que alia o lado técnico e humano da profissão. São ofertadas as graduações em Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Psicologia

Ao longo de toda a graduação, o aluno dos cursos de Saúde da UniAteneu dispõe de um acompanhamento centrado no apoio e desenvolvimento de competências, de forma rígida visando a excelência na formação do aluno. Para isso, a instituição oferece ampla estrutura física com mais de 25 laboratórios devidamente equipados, investimento em tecnologia com uso de softwares atuais do mercado, apoio ao estudante, preparação para a carreira durante o processo formativo e convênios com empresas e instituições públicas para a realização dos estágios, tanto no âmbito técnico como também comportamental.

Somado a todo o suporte técnico e acadêmico, o aluno tem a oportunidade de aprender com um corpo docente qualificado composto por mestres e doutores com vivência prática no ramo de atuação, além de desfrutar de uma contínua assistência que garante oportunidades de estágio ao longo de todo o curso. Um dos diferenciais comum a todos os cursos é a disciplina de “Planejamento de Carreira”, onde os estudantes passam a conhecer as interfaces da futura profissão ainda no primeiro semestre, criando uma percepção 360º da área de atuação.

Além das atividades específicas de cada graduação, os alunos participam de projetos interdisciplinares com acadêmicos de outros cursos ligados ao campo da Saúde, que agregam à formação e proporcionam a chance de eles conhecerem como se dá o trabalho das equipes multiprofissionais nos diversos espaços de trabalho. Nestes projetos, os professores abordam temas que oportunizam os estudantes a buscarem conhecimento fora do ambiente universitário, que pode ser em uma unidade básica de saúde, uma clínica particular especializada ou mesmo realizar uma entrevista com um profissional da área. Outra atividade que é desenvolvida são as visitas técnicas com os alunos, para que eles possam conhecer a realidade dos diversos campos específicos de atuação.

“As nossas estruturas são uma das melhores, de excelência para a formação dos estudantes. Eu avalio como estruturas que realmente vão permitir e propiciar ao aluno que ele sinta a profissão que abraçou. Nos cursos de Saúde da UniAteneu, o aluno vai poder vivenciar na prática como que é o atendimento ao paciente, dentro da sua especialidade”, afirmou a profª. Rafaele Teixeira, coordenadora de Estágios e Práticas em Saúde da UniAteneu.

Estágios supervisionados

Nos estágios supervisionados, os alunos estão sempre acompanhados por um preceptor, que é um profissional da área da Saúde contratado para acompanhar os alunos. Os estudantes têm também o apoio dos professores supervisores de estágio, que fazem toda a gestão da disciplina, a fiscalização in loco nos campos de estágio para acompanhamento e têm uma maior proximidade com os alunos.

Esse trabalho é realizado pela Coordenação de Práticas e Estágios em Saúde em parceria com o Núcleo de Apoio à Carreira (NAC), onde é feita a gestão dos estágios extracurriculares e, principalmente, a gestão de convênios dos campos de estágios, o que proporciona ao aluno a garantia da vivência prática e mais oportunidades para que ele possa aprimorar a sua formação ao longo do curso.

Aulas práticas e avaliação

As aulas práticas acontecem desde o primeiro semestre, com as disciplinas de formação geral comuns a todos os cursos da Saúde. Para que os estudantes tenham a segurança sanitária garantida, eles recebem todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) para a realização das práticas, assim como os insumos, para fazerem as atividades práticas no campo de estágio já com os equipamentos necessários.

Em todos os cursos, existem várias etapas de avaliação. Temos as avaliações teóricas; as avaliações práticas que acontecem no campo de estágio, onde o preceptor faz uma verificação com o aluno atendendo o paciente; e as avaliações subjetivas, que leva em consideração as habilidades e técnicas de relacionamento concernentes ao aluno. Antes do aluno começar a estagiar, o curso ainda promove um treinamento comportamental e aborda sobre o código de ética de respectiva profissão.

Atividades acadêmicas e sociais

Nos cursos de Saúde ofertados pela UniAteneu, os alunos são estimulados a investirem na iniciação científica, a participarem de congressos, eventos na área específica da graduação, a escreverem e publicarem artigos científicos e a integrarem grupos de pesquisa. Outra oportunidade de envolvimento na busca por vivências e conhecimento que os alunos podem ter é com as ligas acadêmicas, como por exemplo, a Liga Acadêmica Multidisciplinar de Gerontologia da UniAteneu (Lameg), que reúne professores e estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.

Conheça a UniAteneu

Centro Universitário Ateneu

Site: http://uniateneu.edu.br/

Telefone: 0800 006 1717

Redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/UniAteneu

Instagram: https://www.instagram.com/uniateneuoficial/

Twitter: https://twitter.com/UniAteneu

YouTube: https://www.youtube.com/c/UniAteneu

 


Fonte: O Povo

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001