11 de outubro de 2020 às 07h09m
Prefeitura realiza atividades em alusão ao Dia das Crianças

As equipes atuarão de forma itinerante efetivando a abordagem especializada em vários pontos da Cidade

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), realiza em alusão ao Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro, ações de conscientização em todas as regionais mapeadas da Cidade. O momento faz parte das atividades já realizadas durante o ano todo pelo Programa Ponte de Encontro, que buscam sensibilizar a população a não dar esmola e não favorecer a situação de vulnerabilidade.

Durante a data, educadores sociais estarão divididos em avenidas e ruas de grande circulação com ações volantes de conscientização. O Programa funciona como auxílio a política pública para a socialização de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com equipes em todas as regionais, assim como terminais de ônibus, supermercados, shoppings, ruas e avenidas de grande fluxo, áreas comerciais e turísticas. Os educadores realizam atendimento direto e dão os encaminhamentos necessários para cada caso. 

Para o coordenador do Programa Ponte de Encontro, Milton Augusto, a iniciativa faz parte de um trabalho permanente que durante esse período é intensificado devido à presença de crianças nas ruas em busca de brinquedos. "A intensão do Ponte de Encontro é sensibilizar a população sobre o ato de dar presentes e esmolas que favorece a permanência dessas crianças na rua. A exploração econômica é um fator grave que ocasiona várias vulnerabilidades, e umas delas é a mendicância", conclui.

Brincar e estudar permite à criança a oportunidade de se descobrir, de desenvolver suas potencialidades e habilidades e de aprender a se relacionar, além de contribuir para o processo de socialização e integração. A infância é feita, em primeiro lugar, do direito de ser criança.

A presidente da Funci, Gloria Marinho, salienta sobre a necessidade de formar vínculos para a formação individual das crianças. "A importância do brincar para o desenvolvimento infantil e a necessidade de experiências lúdicas incentiva o desenvolvimento na primeira infância. As crianças que vivem em situações vulneráveis ficam muito mais expostas às situações de risco que as impedem de momentos de diversão", acrescentou.


Fonte: Fundação da Criança e da Família Cidadã - Funci

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001