30 de setembro de 2020 às 07h34m
17 aplicativos são removidos da PlayStore sob suspeita da presença de vírus

Esse tipo de vírus é conhecido desde 2017 e atua na fraude de pagamentos, dentro dos próprios aplicativos, por meio de assinaturas irregulares ou com link de compras em mensagens

17 aplicativos foram removidos da loja PlayStore sob acusação de estarem contaminados com um vírus para Android conhecido como "Joker". Segundo a empresa de segurança Zscaler, que disse ter realizado a denúncia ao Google e publicou uma análise dos apps, os programas conseguiram obter 120 mil downloads.

Esse tipo de vírus é conhecido desde 2017 e atua na fraude de pagamentos, dentro dos próprios aplicativos, por meio de assinaturas irregulares ou com link de compras em mensagens. Ele é projetado também para roubar mensagens SMS, listas de contato e informações do dispositivo, além de inscrever silenciosamente a vítima em serviços premium de protocolo de aplicativo sem fio (WAP).

Os aplicativos em que o vírus estavam são de diversas áreas e desempenhavam funções como digitalizar e converter documentos para PDF, traduzir texto, enviar mensagens seguras e editar fotografias. Caso o usuário tenha baixado um dos 17 apps maliciosos, ele deve remover do aparelho pelo Google Play Protect. Esse sistema de segurança faz parte da Play Store e analisa todos os programas instalados e baixados no aparelho. Para iniciar uma análise manual, abra o app da Play Store e procure a opção "Play Protect" no menu.

Em janeiro, o Google revelou que já removeu mais de 1.700 aplicativos contendo o Joker (que a empresa chama de "Bread") desde a sua descoberta em 2017. Em julho e agosto, outros 17 aplicativos com o Joker foram identificados pelas empresas de segurança Check Point e Pradeo.

Usuários podem se precaver também evitando a instalação de aplicativos com avaliações muito baixas, cadastrados recentemente ou com outros sinais suspeitos. Ler o comentário ou análises na página do aplicativo também ajuda a identificar aplicativos comprometidos.

A empresa recomenda que os usuários estejam atentos à lista de permissões nos aplicativos, que aparecem para instalação. É preciso ficar alerta  às permissões de risco relacionadas a SMS, registros de chamadas, contatos e muito mais. 

Confira a lista dos aplicativos removidos:

All Good PDF Scanner
Mint Leaf Message-Your Private Message
Unique Keyboard - Fancy Fonts & Free Emoticons
Tangram App Lock
Direct Messenger
Private SMS
One Sentence Translator - Multifunctional Translator
Style Photo Collage
Meticulous Scanner
Desire Translate
Talent Photo Editor - Blur focus
Care Message
Part Message
Paper Doc Scanner
Blue Scanner
Hummingbird PDF Converter - Photo to PDF
All Good PDF Scanner

 


Fonte: O Povo

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001