24 de agosto de 2020 às 10h55m
A Operação Apoena vai combater incêndios florestais no Bioma Caatinga

Nesta segunda (24/8), de 9 às 12 horas, o Comitê Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (PREVINA), da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA),

Nesta segunda (24/8), de 9 às 12 horas, o Comitê Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (PREVINA), da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), por meio do Centro Nacional do Prevfogo (Ibama), reunirá instituições para um encontro virtual para tratar sobre a OPERAÇÃO APOENA, que será realizada pela primeira vez voltada para o Bioma Caatinga no Ceará. A live será transmitida via canal do YouTube da Secretaria do Meio Ambiente SEMA.  Participam Leonardo Borralho, técnico da SEMA e coordenador do PREVINA; Altair Gonçalves, do Prevfogo-GO; e Kurtis Bastos, do Prevfogo do Ibama-CE.

 

O que é a Operação Apoena?

 

O Prevfogo vem desenvolvendo, com apoio da fiscalização, uma nova forma de operação, agindo antecipadamente à degradação causada pelo fogo, visando à prevenção da conversão da floresta em uso alternativo do solo sem autorização. A Operação Apoena, "aquele que enxerga longe" - objetiva a preservação da floresta, o uso sustentável do fogo e suas alternativas. Tem como premissa impedir o processo de conversão de áreas de floresta em áreas agrícolas (sem autorização) e evitar os incêndios florestais.

 

Para tanto, faz-se necessário monitorar, vistoriar e fiscalizar áreas florestais em propriedades rurais, com risco potencial de ocorrência de incêndios florestais. Através do monitoramento prévio de áreas com ocorrência de incêndios florestais nos últimos cinco anos e indicativos de desmatamento, são realizadas vistorias presenciais, lavratura de laudos e notificações para que os proprietários rurais adotem medidas preventivas visando a proteção dos remanescentes florestais sob sua responsabilidade.

 

SERVIÇO

Live Operação Apoema

Dia: 24 de agosto (segunda-feira)

Hora: 9h

Transmissão:  via canal do YouTube da Secretaria do Meio Ambiente SEMA (Link: https://youtu.be/vhQ-FG9HZ8k ).


Fonte: Governo do Ceará

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001