11 de agosto de 2020 às 12h42m
Obras de requalificação de ruas da Grande Jurema são entregues

O prefeito Naumi Amorim entregou, nesta terça-feira (11), as obras de requalificação das ruas Mário Cordulino de Brito (San Diego), Morélia, Jurupari, Guararapes e Araré, localizadas na Grande Jurema. O chefe do executivo visitou as vias acompanhado da primeira-dama do município, deputada estadual Érika Amorim, e vereadores.


As intervenções fazem parte do Avança Caucaia, o maior programa de infraestrutura integrada do município e um dos maiores do Ceará. “É esse o meu sonho pra toda a Caucaia: ver ruas assim. É muito gratificante ouvir do caucaiense que a sua rua agora recebeu uma obra bem feita, que as vias estão aptas para o período chuvoso, que muitos recebem essas obras como a realização de um sonho. É esse o nosso compromisso”, comemora o prefeito Naumi Amorim. 

As vias receberam serviços de pavimentação em intertravado, pavimentação asfáltica, drenagem superficial, iluminação pública, calçadão e urbanização. “Caucaia recebe hoje obras condizentes com o seu perfil de segundo maior município do Estado. São obras bem feitas, fortalecendo a infraestrutura e devolvendo a dignidade do povo”, pontua a deputada estadual Érika Amorim. 

“O Avança Caucaia está mudando a realidade do município com obras de qualidade, não apenas pensando no bem-estar da população, mas também atendendo às necessidades do caucaiense, com medidas de acessibilidade e priorizando a questão socioambiental”, explica o coordenador do Avança Caucaia, Fábio Mota. 

Airton de Melo possui um comércio na Rua Cordulino. De acordo com ele, as intervenções trouxeram inúmeros benefícios. “Foi uma quebradeira grande aqui na frente, mas a gente sabia que era por um bom motivo. Hoje a gente tem orgulho do serviço que foi feito”, comenta.  

A realidade de uma via de qualidade também pode ser conferida na Rua Guararapes, endereço onde José Gonçalves reside há mais de duas décadas. “Eu sonhava com uma rua assim há mais de 25 anos, desde quando me mudei pra cá. Hoje é uma alegria abrir o portão e ver como a nossa rua está boa, como a nossa Caucaia está mudando pra melhor”, pontua. 

“Não esperava que essa melhoria fosse chegar pra gente. Já são 16 anos que moro aqui e da forma como estava antes a gente comia poeira. Hoje tá excelente. As calçadas todas padronizadas, asfalto de qualidade nas ruas.... Está bonito demais”, comemora Hermano Almeida, residente da rua Morélia. 

AVANÇA CAUCAIA 
O Avança Caucaia é o maior programa de infraestrutura integrada da história do município e um dos maiores do Ceará. Está orçado em mais de R$ 320 milhões. Trata-se do primeiro financiamento internacional de Caucaia, custeado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

- - - - - -


 SAÚDE
 

Prefeitura de Caucaia entrega Unidade de Atenção Primária à Saúde requalificada no Mirambé; melhorias chegam a todas as UAPS do município

 

 

O prefeito Naumi Amorim entregou, na manhã desta segunda-feira (10), as obras de requalificação da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Júlia Pessoa de Araújo, localizada no Mirambé. O equipamento foi completamente reformado para receber com mais conforto e qualidade a população. Com a entrega, todas as 47 unidades do município foram requalificadas. 

“É uma alegria grande não só trazer essas melhorias para o Mirambé, mas também porque hoje podemos dizer que requalificamos todas as Unidades do nosso município. Cuidar da saúde do caucaiense com zelo foi um compromisso que eu firmei e hoje o resultado pode ser conferido em cada um desses equipamentos”, comenta o prefeito Naumi Amorim. 

A UAPS conta com uma equipe de saúde da família, odontologia, sete agentes comunitários de saúde e uma equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) composta por nutricionista, educador físico, psicóloga, terapeuta ocupacional e fonoaudióloga, com uma cobertura de cerca de sete mil pessoas. 

“Quem procura um equipamento da saúde o faz em momentos de necessidade, e ser bem acolhido com uma estrutura decente e uma equipe capacitada faz toda a diferença. Ganha os colaboradores, que contam com espaços mais dignos para o trabalho, e, principalmente, ganha o povo”, pontua o secretário de Saúde, Moacir Soares. 

Coordenadora da UAPS do Mirambé, Mônica Arraes afirma que recebeu “com muita alegria as intervenções”. “Aqui nós estamos bem distante da Sede, ou seja, somos a única opção para diversas famílias que precisam de atendimento. Poder proporcionar esse melhor acolhimento traz muito orgulho para toda a equipe”, comemora. 

“Sou usuária deste posto há muito tempo e a melhoria pode ser conferida já na entrada. Está muito mais bonito. A equipe também é excelente, a doutora é ótima e trata a gente com atenção. É uma melhoria que a comunidade estava precisando”, pontua a moradora da região, Glória Maria.
 

 

__________

 

__________

 CORONAVÍRUS
 

Caucaia continua a Fase 4 da abertura do comércio; academias abrem

 

 

O município de Caucaia continuou nesta segunda-feira (10) na fase 4 do processo de abertura gradativa e responsável das atividades econômicas, mas com pequenas alterações.

Com a medida, passa a ser liberado o uso de academias, limitado a 30% (trinta por cento) da capacidade, desde que não ocorram o contato físico ou o compartilhamento de materiais e sejam observadas as medidas sanitárias.

O decreto n.º 1.126 foi assinado pelo prefeito Naumi Amorim e publicado neste domingo (09), no Diário Oficial do Município (D.O.M.) está disponível no portal da prefeitura de Caucaia. 

Segundo o Prefeito Naumi Amorim a gestão municipal vem “pautando uma postura responsável no enfrentamento da pandemia, sempre primando pela adoção de medidas alinhadas às recomendações, relatórios e dados técnicos das equipes de saúde”.

Os estabelecimentos para alimentação fora do lar continuam a não poder disponibilizar aos clientes em atendimento música ao vivo nem transmissão de “lives”, shows, jogos de futebol, lutas ou qualquer outro evento esportivo ou de entretenimento. 

O decreto não libera o funcionamento dos bares e as barracas de praia mantêm o horário de funcionamento das 9h às 16h. Permanecem fechados cinemas, academias, clubes e estabelecimentos similares. Na cadeia de turismo, ainda não será admitida a realização de eventos, espetáculos e transporte aquaviário para passeios turísticos.

Continua liberada a realização de aulas práticas e laboratoriais por concludentes de cursos de graduação e pós-graduação; atendimento presencial das lojas de agências de viagem; o atendimento presencial, mediante prévio agendamento e procedimentos administrativos nos Centros de Formação de Condutores (autoescola); prestação de serviços voltado exclusivamente ao planejamento da organização de eventos. Permanecem vedadas as aulas presenciais em universidades e nas escolas da rede de ensino público e privado do Município de Caucaia. 

Ainda segundo o decreto, continua autorizada a prática esportiva individual de corridas quando realizada em vias públicas em um raio máximo de dois quilômetros da casa do corredor, sendo vedados pelotões e aglomerações. Os serviços de assessorias esportivas podem ser realizados apenas em ambiente privado, não comercial e aberto ao ar livre (sem cobertura).


ISOLAMENTO SOCIAL 

Com o novo decreto, Caucaia permanece em vigor todas as medidas gerais e regras de isolamento social até o dia 16 de agosto de 2020. Ainda segundo o decreto, o uso das áreas comuns e de lazer de condomínios verticais e horizontais deverá atender a normas mínimas de segurança que, definidas por cada condomínio, busquem evitar a proliferação do novo coronavírus. 

O ponto facultativo para o serviço público municipal, previsto no decreto, também fica estendido até o dia 16 de agosto de 2020, mantendo o funcionamento dos serviços essenciais, tais como: saúde pública, limpeza pública, segurança, fiscalização e orientação de trânsito, vigilância e salva-vidas, defesa civil, dentre outros, definidos pelos titulares das Pastas dos Órgãos e Entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal. 


Confira abaixo as atividades econômicas liberadas em Caucaia na fase 4: 
 
- Trabalho presencial em 100%: 

- Alimentação Fora do Lar: Restaurantes, lanchonetes, buffets, cantinas e afins com atendimento presencial com 50% da capacidade e funcionamento de 6h até 23h. Bares fechados. Barracas de praia com funcionamento de 9h às 16h. 
- Assistência Social: Completa a cadeia. 
- Comércio de Produtos não Essenciais: Completa a cadeia. 
- Educação e C,T&I: Agente de propriedade industrial e Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas. 
- Funcionamento de barracas de praia no horário de 9h às 23h, observados os Protocolos Geral e Setorial previstos para a atividade. 
- Realização de aulas práticas por centros de formação de condutores, desde que atendidas as medidas sanitárias previstas no Protocolo Geral e Setorial. 
- Funcionamento do comércio no horário de 9h às 17h, à exceção dos postos de gasolina, que retornarão ao funcionamento em horário normal, segundo as normas aplicáveis à atividade. 
- Funcionamento de parques temáticos, desde que observado o limite de 30% (trinta por cento) da capacidade de atendimento, bem como atendidas as medidas de segurança previstas nos Protocolos Geral e Setorial. 
- Realização de aulas práticas e laboratoriais por concludentes de cursos de graduação e pós-graduação.
- Atendimento presencial das lojas de agências de viagem, observado o Protocolo Setorial 8. 
- Prática esportiva individual e os serviços de assessorias esportivas.
- Atendimento presencial, mediante prévio agendamento e procedimentos administrativos, nos Centros de Formação de Condutores.
- Esporte, Cultura e Lazer: Produção artística e cultural sem público. Clubes, academias e eventos permanecem vedados. 
- Indústria e Serviços de Apoio: Serviços educacionais para formação de condutores. 
- Turismo e Eventos: Serviços turísticos em geral, exceto eventos, espetáculos e transporte aquaviário para passeios turísticos. 
- Logística e Transporte: Completa a cadeia. 
- Atividades Religiosas: Cerimônias religiosas seguindo protocolo, ocupação de 100% da capacidade e 1 pessoa por cada 7m quadrados.  
- Atividades físicas em academias, clubes e estabelecimentos similares, desde que restrito o funcionamento a 30% (trinta por cento) da capacidade de atendimento.

__________

AVANÇA CAUCAIA
 

Obras de requalificação asfáltica do Mestre Antônio serão entregues nesta terça (11)

O prefeito Naumi Amorim entrega, a partir das 15h desta terça-feira (11), as obras de requalificação asfáltica de vias do Mestre Antônio. As intervenções fazem parte do Avança Caucaia, o maior programa de infraestrutura integrada do município e um dos maiores do Ceará.  

“O Avança Caucaia vai se concretizando dia a dia no nosso município, garantindo mudanças concretas e positivas para a população. Essas ruas receberam obras de qualidade, que resgatam o orgulho do caucaiense”, pontua o prefeito Naumi Amorim. 

SERVIÇO
ENTREGA DE REQUALIFICAÇÃO ASFÁLTICA DO MESTRE ANTÔNIO  
QUANDO: terça-feira (11), às 15 horas 
LOCAL: Cruzamento das ruas Matilde França com Vicente Luís
 

__________

CEO
 

Obras de reforma do Centro de Especialidades Odontológicas serão entregues nesta terça-feira (11)

O prefeito Naumi Amorim fará a entrega, a partir das 8 horas desta terça-feira (11), das obras de reforma e modernização do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Lúcio Guimarães e Silva, equipamento localizado no Centro do município.

As instalações físicas do CEO foram completamente restauradas atendendo a todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. “O povo vai receber um equipamento completo, com localização privilegiada e capacitado para atender até os casos mais complexos da odontologia. Caucaia dá um importante passo em direção a uma saúde cada vez mais estruturada”, pontua o prefeito Naumi Amorim. 

A população terá acesso a endodontia, cirurgia buco-maxilo-facial, periodontia, prótese, estomatologia e demais procedimentos. 

SERVIÇO
ENTREGA DO CEO
QUANDO: terça-feira (11), às 8 horas. 
LOCAL: CEO Lúcio Guimarães e Silva (Rua Coronel Correia, nº 1772 - Centro).

____________

SAÚDE
 Prefeitura de Caucaia entrega melhorias para saúde na região da Urucutuba nesta terça (11)

O prefeito Naumi Amorim entrega, nesta terça-feira (11), o Ponto de Apoio à Saúde Maria Naide da Rocha Chaves, na Urucutuba, um anexo da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Manoel Gomes da Silva, no Tôco. O equipamento funcionará de segunda a sexta, com atendimentos de técnicos de enfermagem, verificação de pressão arterial, glicemia e entrega de medicamentos. Os atendimentos com médicos enfermeiros e vacinação ocorrerão sempre às terças-feiras.    

SERVIÇO
Entrega do Ponto de Apoio à Saúde Maria Naide da Rocha Chaves
12 horas - Rua Raimundo Ferreira Rocha, s/n - Urucutuba


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001