10 de julho de 2020 às 15h02m
Prefeitura inicia neste sábado novo bloqueio no viaduto da Alberto Craveiro

A nova interdição acontece após conclusão da primeira fase de requalificação da via. Obras no local devem durar até agosto deste ano

A Prefeitura de Fortaleza concluiu, nesta sexta-feira, 10, a primeira etapa da requalificação do viaduto da avenida Alberto Craveiro. De acordo com a gestão municipal, as intervenções renovaram a pavimentação asfáltica da pista norte no viaduto. A partir desse sábado, 11, motoristas que seguem em direção à Aldeota devem ficar atentos à nova configuração viária.

Com a nova fase da obra, um novo trecho da avenida Alberto Craveiro será bloqueado. Essa interdição começa amanhã e deve durar até o dia 31 de julho. Bloqueios realizados anteriormente para execução das obras continuam em vigor mesmo após a conclusão da primeira etapa de requalificação.

Iniciadas no primeiro semestre do ano passado, as obras na região têm como objetivo a maior fluidez no trânsito e a disponibilização de um novo sistema de drenagem que evitará o histórico alagamento na região, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf). No total, estão sendo investidos R$ 20 milhões, liberados pela Caixa Econômica Federal.

A entrega da obra da avenida Alberto Craveiro estava prevista para maio deste ano, mês em que completou um ano sendo reestruturada. Com a paralisação de três meses, a titular da Seinf, Manuela Nogueira, avalia que mais um trimestre deve ser adicionado no prazo para finalização.

Os usuários provenientes da avenida Alberto Craveiro (sentido Castelão/Aldeota), quando se aproximarem do viaduto sobre a BR-116, devem passar a trafegar na pista contrária que estará liberada. Em seguida, continuar pela avenida Raul Barbosa de acordo com o seu itinerário.

Para aqueles que desejarem acessar a BR-116 em direção ao Centro, esse fluxo deve seguir até a rotatória da avenida Raul Barbosa no cruzamento com a avenida Murilo Borges e utilizar a rua Capitão Aragão.

A partir deste sábado, a alça Sul de quem está na avenida Alberto Craveiro e deseja acessar a BR-116 em direção à Messejana também estará liberada, viabilizando outros deslocamentos. Condutores que têm como destino o Centro da Cidade, por exemplo, podem seguir até o viaduto da avenida Oliveira Paiva e utilizar as alças de retorno.

A orientação do órgão de trânsito para o fluxo proveniente da Aldeota, que costuma utilizar a avenida Raul Barbosa para acesso ao Aeroporto ou Castelão, é evitar trafegar por esta via e optar em pegar a avenida Pontes Vieira, seguindo pela avenida Aguanambi até a BR-116. Os veículos oriundos do bairro Guararapes que circulam pela avenida Murilo Borges, ao invés de utilizá-la, também devem optar circular pela avenida Pontes Vieira ou ainda pela avenida Rogaciano Leite.

Para os motoristas que necessitarem trafegar pela Raul Barbosa, há algumas alternativas de rotas de acesso:

1. Capitão Aragão

A partir da avenida Raul Barbosa, entrar à direita na rua Capitão Aragão (utilizando a rotatória sob o viaduto), à direita na BR-116, pegar as alças de retorno do viaduto da BR-116 sobre a avenida Borges de Melo, retornando para a BR-116 seguindo no sentido Castelão. Ao chegar no viaduto do Makro, deve utilizar a alça lateral do mesmo para acessar a avenida Alberto Craveiro e consequentemente o Aeroporto ou o Castelão.

2. Tenente Jaime Andrade

A partir da avenida Raul Barbosa, entrar à direita na rua Tenente Jaime Andrade, à direita na BR-116, pegar as alças de retorno do viaduto da BR-116 sobre a avenida Borges de Melo, retornando para a BR-116 seguindo no sentido Castelão. Ao chegar no viaduto do Makro, deve utilizar a alça lateral do mesmo para acessar a avenida Alberto Craveiro e consequentemente o Aeroporto ou o Castelão.

3. Coronel Gonçalo

A partir da avenida Raul Barbosa, entrar à direita na Rua Coronel Gonçalo, à direita na BR-116, pegar as alças de retorno do viaduto da BR-116 sobre a avenida Borges de Melo, retornando para a BR-116 seguindo no sentido Castelão. Ao chegar no viaduto do Makro, deve utilizar a alça lateral do mesmo para acessar a avenida Alberto Craveiro e consequentemente o Aeroporto ou o Castelão.

4. Alça da avenida Raul Barbosa x BR-116

A partir da avenida Raul Barbosa, entrar à direita na BR-116 (utilizando a alça de retorno), pegar as alças de retorno do viaduto da BR-116 sobre a avenida Borges de Melo, retornando para a BR-116 seguindo no sentido Castelão. Ao chegar no viaduto do Makro, deve utilizar a alça lateral do mesmo para acessar a avenida Alberto Craveiro e consequentemente o Aeroporto ou o Castelão.

Transporte público

Seis linhas que trafegam em direção ao Centro da Cidade terão o itinerário desviado. Os ônibus vão utilizar o contrafluxo, devem passar a trafegar na pista contrária que estará liberada, depois, seguem pela avenida Raul Barbosa e utilizam a rotatória do viaduto sob a rua Capitão Aragão, retornando para a BR-116 pela rua Tenente Jaime Andrade.

Passarão por alteração as seguintes linhas: 603 – Jardim União/Centro; 604 – Dias Macedo/Centro; 605 – José Walter/BR 116/Av. I; 606 – José Walter/BR 116/Av. N; 633 – Passaré/Centro; e 666 –Jardim Castelão.


Fonte: O Povo

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001