08 de julho de 2020 às 15h30m
Cedro supera índices nacionais em gestão do Bolsa Família

Apurados anualmente pelo Ministério da Cidadania, os dados são referentes ao mês de abril. Município foi melhor em quatro itens.

O município de Cedro ultrapassou o índice levantado pelo Governo Federal, que mede a qualidade e o desempenho das ações em matéria de Cadastramento e Acompanhamento das condições de Educação e Saúde das famílias beneficiárias, entre outras. O resultado mostra a eficácia dos serviços prestados no atendimento às famílias que precisam deste programa social.

 

Cedro foi maior em todos os quesitos

No Acompanhamento da atualização cadastral, a média nacional é de 83,29, enquanto a nota do município foi de 88,56 - 5,27 a maior. No Acompanhamento das condicionalidades da Educação, a meta nacional é de 93,06 e o índice local foi de 93,96 – 0,9 a maior. Na Condicionalidade da Saúde, a média nacional é de 79,70 e o município alcançou 97,99 – 18,29 a maior. No item Fator de operação, a meta nacional é de 84,83 e o município registrou 92,26 – 7.43 a maior.

 

O prefeito Dr. Nilson Diniz ressalta que os números representam a expansão de serviços operacionalizados pelo Governo Municipal para melhorar à qualidade de vida das famílias que mais necessitadas. "Alcançamos patamares significativos, e que possamos prosseguir investindo em ações sociais efetivas, nas diversas áreas. Parabenizo todos os profissionais engajados", pontua.

 

A Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, reforça as palavras do Prefeito, explicando que, com base nestes índices, que variam de 0 (zero) a 1 (um), são avaliados os desempenhos relacionados ao Cadastro Único pelas equipes municipais. "Parabéns ao pessoal envolvido pelo excelente desempenho atingido, superando a média nacional em todos os indicadores".

 

Engajamento em prol dos cedrenses

As ações do Bolsa Família (programa de transferência de renda do Governo Federal) são centralizadas e acompanhadas por técnicos do Cadastro Único, Prefeitura de Cedro, Secretaria do Trabalho e Assistência Social, além das secretarias de Educação e de Saúde. O município conta com 3.677 famílias beneficiárias do Programa. No mês de junho, foram transferidos R$ 821.822,00.

 

Em 2019, Cedro também alcançou as metas estabelecidas, com a realização de  diversas medidas de ampliação dos serviços e a melhoria do acesso da população a esses serviços. Para melhor exemplificar, citemos o Cadastro Único, que passou a contar com um espaço mais amplo, no sentido de acolher as famílias usuárias, agora funcionando na Rua Tabelião Raimundo dos Santos, 260, no bairro de Fátima. O local fica próximo à secretaria Municipal de Saúde, e fica aberto das 7h às 13 horas, de segunda à sexta-feira.

 


Fonte: Marciel Bezerra

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001