25 de junho de 2020 às 10h16m
Caucaia tem 100% de eficiência no combate ao novo coronavírus

O município de Caucaia foi apontado em pesquisa com 100% de eficiência no combate ao novo coronavírus. O levantamento, que compara aparato médico disponível por nível de mortalidade, analisou a eficiência das 22 Coordenadorias Regionais de Saúde do Estado do Ceará e revelou que Caucaia está entre as dez regiões do Estado que possui 100% de eficiência no combate ao novo coronavírus.


Os pesquisadores chegaram ao nível de eficiência ao analisar a oferta no município de respiradores e ventiladores pulmonares, leitos de internação público ou privado e quantidade de enfermeiros e médicos infectologistas, pneumologista e clínicos gerais por polo de saúde de forma independente. 

O estudo determina que a eficiência de uma regional é medida pela capacidade de salvar mais vidas de pessoas acometidas pelo vírus utilizando menos estrutura médica. Caucaia faz parte da 2ª Regional. 

Com média de 41,9 enfermeiros e 20,7 médicos para cada 100 mil habitantes, Caucaia alcançou em 93,8% a taxa de sobrevivência. “O fruto do nosso trabalho e dedicação no combate ao coronavírus foi confirmado em pesquisa que nos classificou entre as melhores regiões de saúde do Ceará, atingindo 100% de eficiência. Não podemos deixar de enaltecer o trabalho dos nossos profissionais da saúde que se dedicam ao máximo”, comentou o Prefeito Naumi Amorim. 

Entre as ações realizadas pela Prefeitura de Caucaia no combate ao novo coronavírus, Naumi Amorim relembra a convocação em caráter de urgência no mês de março de 43 novos profissionais de saúde para atuarem na linha de frente no combate ao novo coronavírus. No mês de abril foram mais 111 profissionais, totalizando 154 convocados para o Hospital Municipal Doutor Abelardo Gadelha da Rocha e a Atenção Primária à Saúde. 

“Não medimos esforços e desde o primeiro momento do inicio desta pandemia, atuamos de forma rigorosa para fortalecer a nossa rede de saúde e garantir atendimento a população”, ressaltou Naumi. 

Ele sancionou ainda no mês de maio projeto de lei garantindo realinhamento de valor de remunerações para servidores municipais contratados e gratificação por tarefa especial aos servidores efetivos que estão atuando na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

“Ficamos felizes e gratos pelo reconhecimento do nosso trabalho. Caucaia se uniu de tal forma que ficou evidente pela população e na pesquisa que trilhamos um excelente caminho no combate ao coronavírus”, finalizou o secretário municipal de saúde de Caucaia, Moacir Soares. A pesquisa foi realizada pela Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE).

__________
EDUCAÇÃO
 

Caucaia inicia o Censo Escolar 2020

 

 

A Prefeitura de Caucaia iniciou neste mês de junho a coleta de dados da rede municipal de ensino que fará enviada para o Censo Escolar 2020. Trata-se do principal instrumento de coleta de informações sobre a Educação Básica e que é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A coleta de dados encerra-se no dia 21 de agosto.  

Os trabalhos são desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e tem a finalidade de subsidiar o planejamento e a efetividade das políticas públicas educacionais. O levantamento abrange diferentes etapas e modalidades: Ensino Regular, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional.

Os dados coletados abordam a infraestrutura das escolas, suas dependências, equipamentos, etapas e modalidades de escolarização, além de informações sobre corpo docente, discente e gestores. Em relação aos alunos, a Secretaria busca dados referentes a gênero, etnia, idade, etapa e escolaridade de ensino que o aluno frequenta, nacionalidade, local de nascimento, turma, utilização de transporte escolar e perfis de pessoas com deficiência. A formação dos professores é outro tópico pesquisado.

“O Censo é a coleta de informações estatísticos educacionais que tem por objetivo fornecer uma imagem da situação das escolas e essa imagem é fundamental para o planejamento, a execução e o acompanhamento das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da educação”, comenta a diretora de Planejamento da SME, Célia Coelho.

Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, a coleta de dados acontece de forma on-line, onde os diretores das escolas participaram de vídeo conferencias para receber as novas orientações do Inep.

“Realizamos reuniões on-line com diretores das 135 escolas que estão participando do Censo 2020. A SME está oferecendo toda a assistência necessária para as escolas e o núcleo de gestores finalizarem a coleta de dados diante da pandemia”, ressalta Célia.

__________
 MOBILIDADE
 

Audiência Pública sobre Plano de Mobilidade Urbana de Caucaia tem nova data; inscrições on-line estão abertas

 

 

No próximo dia 30 de junho, às 9h, acontece em Caucaia a 1ª Audiência Pública do Plano de Mobilidade Urbana (PMU), onde serão apresentados os resultados dos estudos realizados no segundo semestre de 2019 sobre a situação da mobilidade no município. 

Em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus e a necessidade do isolamento social, a audiência pública será on-line. As inscrições podem ser feitas por meio deste link. A Audiência será realizada pela Certare, empresa vencedora do processo licitatório.

Segundo o Prefeito Naumi Amorim, é muito importante a participação de toda a população de Caucaia, pois o objetivo do plano é melhorar o dia a dia do cidadão. “O Plano de Mobilidade vai oferecer mais conforto na locomoção da população, além de propor melhorias na infraestrutura e nos transportes da cidade”, afirma.

Além de ser obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes (conforme estabelece a Lei Federal nº 12.857, ao instituir as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana), o PMU é exigido também pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

É com financiamento CAF que a Prefeitura executa desde junho de 2019 o Avança Caucaia, maior programa de infraestrutura integrada da história do município e um dos maiores do Ceará. Estão sendo investidos mais de R$ 320 milhões em diversos projetos. Quase 70% desse recurso é destinado a obras e ações de mobilidade.

SERVIÇO
Inscrições para Audiência Pública sobre Plano de Mobilidade Urbana de Caucaia
Data: 30 de junho de 2020 
Horário: 9h
Local: Plataforma Google Meets (on-line)
Inscrições neste link.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001