24 de junho de 2020 às 14h35m
Aplicativo Mais Saúde Fortaleza reúne informações sobre serviços municipais de saúde

Para acessar, é preciso fazer um cadastro com informações, como nome, data de nascimento, CPF, e cadastrar um senha

A Prefeitura de Fortaleza apresentou nesta quarta-feira, 24, o aplicativo Mais Saúde Fortaleza que reúne informações sobre os serviços do sistema de saúde do Município e facilita a comunicação com a população. Com ele, é possível visualizar consultas e exames marcadas, com o envio de confirmações de presença, número de pessoas na espera em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), conferir o cartão de vacinação, deixar uma versão digital do Cartão Nacional de Saúde e saber os medicamentos disponíveis. O aplicativo é gratuito e já está disponível para ser baixado em Android e IOS.

Para acessar, é preciso fazer um cadastro com informações, como nome, data de nascimento, CPF, e cadastrar um senha. Em seguida, é direcionado para um menu com todas as funcionalidades. Segundo a titular da Secretária Municipal de Fortaleza, Joana Maciel, o aplicativo foi pensado para ser fácil uso para permitir que todos possam utilizar.

Pelo sistema, também serão emitidas notificações informando ao pacientes consultas e exames marcados tanto na atenção primária quando nas especialidades, entretanto as mensagens de confirmação, em que o paciente deve comunicar se vai ou não poder comparecer, serão apenas para a atendimentos da atenção secundária. Serão enviados, uma vez ao mês, lembretes para os que estão com a caderneta de vacinação em atraso e, sete dias antes do prazo de vencimento para a vacina. Por enquanto ainda não é possível marcar a consulta pela plataforma, mas a ideia está sendo estudada.

A coordenadora do programa, Emanuela Feitosa ressalta que mesmo com o aplicativo e as notificações virtuais, outros tipos de contatos serão feitos com os pacientes confirmarem a presença nas consultas e nos exames. " A gente não vai mudar nenhuma das estratégias pre existentes para fazer essa confirmação. O sistema vai informar para quem vai fazer essa confirmação, a unidade de saúde vai enxergar os pacientes que ja confirmaram e os que não confirmaram. O gestor vai entrar em contato com esse paciente, ele não perde a consulta", explicou.

Outra funcionalidade é a sessão de perguntas mais frequentes. Baseado em questionamentos comuns da população, são apresentadas informações sobre doenças como HIV e Covid-19, além de procedimentos dentro do sistema e dicas. 

O aplicativo conta com mapas com endereços e telefones de unidades dos Centro de Atenção Psicossocial( Caps), dos Centro Especializado de Atenção ao Diabético e Hipertenso (CEADH), hospitais, policlínicas, UPA's e unidades de acolhimento. 

O Mais Saúde Fortaleza reúne também plataformas lançadas para pacientes com Covid- 19. As plataformas Paciente PV Acompanhante, Paciente IJF 2 Acompanhante, que apresentam para os familiares boletins sobre o quadro de saúde de pacientes internados nas unidades, e o Atende em Casa Covid-19, que permite vídeo chamadas com profissionais de saúde, estão dentro do aplicativo. Nesse contexto, a secretária Joana Maciel relembrou que Fortaleza continua em isolamento social, mas celebrou a estabilização mesmo após quatro semanas de retomada da economia." Nós não passamos ainda, infelizmente, não terminou a epidemia em Fortaleza. Estamos fazendo o acompanhamento diário da demanda assistencial", afirmou.


Fonte: O Povo

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001