23 de junho de 2020 às 13h01m
Caucaia inicia segunda fase do retorno gradativo do comércio

Isolamento social continua até 28 de junho


A segunda etapa da retomada das atividades econômicas de forma gradativa no município de Caucaia iniciou nesta segunda-feira (22).

Com a medida, estão liberados para atividades as indústrias de materiais esportivos, instrumentos e brinquedos; comércio de artigos de couro e calçado; comércio atacadista da cadeia metalmecânica e afins; comércios da cadeia têxtil e roupa; comércio de livros e revistas; comércio de artigos do lar; comércio da cadeira agropecuária; comércio moveleiro; comércio da cadeia de tecnologia da informação; comércio de bicicletas na cadeia de logística e transporte; comércio automotivo e serviços; comércio de saneantes, livraria, brechós, papelarias, doces e caixões; comércio de aparelhos esportivos, instrumentos e brinquedos; atividades religiosas com apenas 20% da capacidade dos templos.

Abaixo você confere lista completa com o detalhamento de cada setor. Segundo o decreto, as atividades liberadas devem obedecer a limite percentual máximo de 50% de trabalhadores que podem atuar simultaneamente de modo presencial. O decreto assinado pelo prefeito Naumi Amorim foi publicado neste domingo (21) e consta no Diário Oficial do Município (D.O.M.) disponível no portal da prefeitura de Caucaia. 

“Pensamos através de um planejamento responsável, paralelamente às ações de combate à pandemia, na retomada progressiva das atividades econômicas no Município de Caucaia, setor que foi muito afetado pela pandemia e é de grande relevância para preservação dos empregos e da renda da população”, disse o Prefeito Naumi Amorim. 

Ainda segundo o decreto, cada estabelecimento autorizado a funcionar deverá elaborar seu protocolo institucional com medidas de segurança aos seus colaboradores, clientes e fornecedores. “Devemos voltar a nossa economia aos poucos, sempre respeitando as normas de higienização para a não proliferação do vírus e vigilantes aos relatórios de epidemiologia da secretaria de saúde. A participação da população é muito importante neste processo”, comentou o Prefeito Naumi Amorim. 

No entanto, a população permanece com as regras de isolamento social que ficam mantidas até o dia 28 de junho de 2020. Permanecem suspensos eventos de qualquer natureza, público ou privado, com aglomeração de pessoas; atividades coletivas em espaços e equipamentos públicos e privados, tais como shows, festas, congressos, reuniões, torneios, jogos, apresentações teatrais, sessões de cinema, comemorações; reuniões, para quaisquer fins, realizadas em âmbito público ou privado que ensejem aglomerações; aulas presenciais em estabelecimentos de ensino públicos e privados; e feiras de qualquer natureza. Ainda com o decreto, as praias, praças e demais espaços de uso coletivo, público e privado, não podem ser utilizados para a promoção de qualquer atividade. 

“Com a tendência de estabilização do crescimento da Covid-19 em Caucaia foi possível dar início à liberação responsável de algumas atividades econômicas e comportamentais, mediante o estabelecimento de obrigações sanitárias rigorosas a serem observadas pelas atividades liberadas, ficando sob encargo da Secretária Municipal de Saúde o monitoramento contínuo das novas medidas através do acompanhamento de perto dos dados epidemiológicos da Covid-19 neste Município”, enfatizou o Procurador Geral do município de Caucaia, Robson Halley.

Ainda segundo o decreto, o uso das áreas comuns e de lazer de condomínios verticais e horizontais deverá atender a normas mínimas de segurança que, definidas por cada condomínio, busquem evitar a proliferação do novo coronavírus.

Já o ponto facultativo para o serviço público municipal, previsto no decreto, fica estendido também até 30 de junho de 2020, mantendo o funcionamento dos serviços essenciais, tais como: saúde pública, limpeza pública, segurança, fiscalização e orientação de trânsito, vigilância e salva-vidas, defesa civil, dentre outros, definidos pelos titulares das Pastas dos Órgãos e Entidades da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Municipal.

Confira abaixo as atividades econômicas liberadas em Caucaia a partir de segunda-feira (22): Todos com trabalho presencial em 50%. 

Indústria química e correlatos: Indústria de químicos inorgânicos, plástico, borracha, solventes, celulose e papel;

Artigos de couros e calçados: indústria e comércio;

Cadeia metalmecânica e afins: Fabricação de ferramentas, máquinas, tubos de aço, usinagem, tornearia, solda e comércio atacadista;

Saneamento e reciclagem: Recuperação de materiais;

Cadeia energia elétrica: Construção para barragens e estações de energia elétrica, geradores;

Cadeia da construção civil: Até 100 operários por obra, escritório e cadeia produtiva com 50%;

Têxteis e roupas: indústria e comércio;

Comunicação, publicidade e editoração: comércio de livros e revistas;

Indústria e serviços de apoio: Indústria de artigos de escritório , armas e serviços de manutenção. Contabilidade, auditoria e direito (máximo de 03 profissionais por escritório);

Artigos do lar: Indústria e comércio;

Cadeia agropecuária: Comercialização de flores e plantas e couro;

Cadeia moveleira: Indústria e comércio;

Tecnologia da informação: Indústria e comércio;

Logística e transporte: Comércio de bicicletas;

Cadeia automotiva: Indústria, comércio e serviços;

Comércio de outros produtos: Comércio de saneantes, livraria, brechós, papelarias, doces e caixões;

Comércio e serviços de higiene e limpeza: Comércio de higiene e cosméticos;

Esporte, cultura e lazer: Fabricação e comércio de aparelhos esportivos, instrumentos e brinquedos;

Atividades religiosas: Celebrações religiosas com 20% da capacidade dos templos, igrejas e congêneres;

 

__________
SELO UNICEF
 

Caucaia cria mecanismo de participação de adolescentes na elaboração e controle social de políticas públicas

 

O I Fórum Comunitário do Selo Unicef, realizado pela Prefeitura de Caucaia no mês de agosto de 2018, permitiu o debate e projeção de discussões de temas vivenciados cotidianamente por crianças e adolescentes, principalmente aqueles pertencentes aos grupos mais vulneráveis.

A criação do Fórum também foi considerado pela Prefeitura como uma das mais importantes atividades realizadas para certificação do município ao Selo Unicef, que foram descritas em Relatório Transparência Pública que será enviado à Unicef. 

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Caucaia busca reconhecimento internacional como cidade que reduz desigualdades e garante direitos de crianças e adolescentes.

“Identificamos a capacidade dos adolescentes de debater junto com o poder público, temas como assistência social, saúde, educação, cultura, esporte e trabalho, criando assim, um mecanismo de escuta e participação da sociedade”, conta a articuladora do Selo Unicef em Caucaia, Telma Diógenes. 

Durante o Fórum, os adolescentes participaram ativamente das discussões, contribuindo com o conhecimento da realidade vivenciada no seu cotidiano e com suas percepções de mundo. Demonstraram identidade com os temas trabalhados e aprofundaram no debate suas temáticas atuais, enriquecendo a discussão sobre os temas abordados.

“Com as percepções demonstradas por esses adolescentes foi possível construir propostas voltadas às demandas reais desse público. Os resultados são eficazes quando construídos por diversos segmentos e com a participação de toda a sociedade legitimando a intersetorialidade e a participação social”, ressalta Telma.

Outros assuntos foram abordados pelos adolescentes dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) que participaram do Fórum, como saúde mental, automutilação, suicídio, uso de álcool e drogas, prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), evasão escolar, inclusão da pessoa com deficiência, respeito às diversidades sexuais, étnico-raciais e religiosas, participação política, violência doméstica e urbana.

“O primeiro Fórum de Caucaia foi um espaço onde deixamos um legado na efetivação dos resultados nos trabalhos realizados com os adolescentes. São estas ações que elaboramos e desenvolvemos que nos garantem grande visibilidade na busca do Selo Unicef para Caucaia. A Prefeitura de Caucaia vem desenvolvendo ações que garantem o desenvolvimento destes fatores. Temos a certeza que estamos no caminho certo para a certificação do Selo”, finaliza Telma.

__________
GESTÃO
 

Prefeitura de Caucaia empossa 40 novos Guardas Municipais

 

A Prefeitura de Caucaia empossou 40 guardas municipais na manhã do último sábado (20). Em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), o ato aconteceu em modelo drive-thru para evitar aglomerações. Os novos profissionais se somam aos 118 servidores do quadro atual do órgão e devem começar a trabalhar no próximo dia 1º de julho.

“Este foi um dia muito importante para o município de Caucaia. Estamos reforçando a segurança nas ruas da nossa cidade, além de reforçar as ações de enfrentamento à Covid-19 com este novo efetivo”, comentou o Prefeito Naumi Amorim.

O ato contou com a participação do vereador e líder do Governo na Câmara Municipal, Fábio Herlândio, e da titular da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, Segurança Pública e Cidadania de Caucaia, Luciana Nara. “O Prefeito Naumi Amorim, observando a necessidade, nos garantiu a oportunidade de aumentar o efetivo da guarda, trazendo assim, mais guardas municipais para o nosso patrimônio maior, o nosso município”, disse Luciana.    

Segundo a subcomandante da Guarda Municipal, Lívia Pimenta, o novo efetivo já está escalado para iniciar os trabalhos nas principais Praças de Caucaia, como a Dr. Manoel Moreira da Rocha (Praça Matriz), Praça Coronel Fausto Sales (em frente à Câmara dos Vereadores) e Praça do Anfiteatro, além do Mercado Municipal Juaci Sampaio Pontes. 

“Os novos guardas vão atuar no controle e movimentação de pessoas nas ruas, nas praças e mercados. Eles vêm para fortalecer o trabalho no momento que estamos precisando dessa força, levando em consideração que nossos esforços estão voltados para o combate à Covid-19”, afirma. 

Os 40 guardas finalizaram o curso de formação entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano. Durante 40 dias, eles aprenderam sobre maneiras de abordagem, conservação de prédios públicos, disciplina e preservação da vida do munícipe. “Tudo sobre a função de um guarda municipal. Todos foram aprovados e estão muito bem treinados para exercer a sua profissão”, destacou Lívia.
 
Histórico
Ao longo da atual gestão municipal, os Guardas Municipais de Caucaia tiveram avanços em sua categoria, como novo fardamento incluindo coletes balísticos, três novas viaturas, recebimento das progressões salariais atrasadas, incluindo retroativas, e aumento do tíquete alimentação.

As obras de construção da nova sede da Guarda Municipal (GM) também estão em execução pela Prefeitura de Caucaia. O prédio será localizado na Rua Acapulco, no bairro Parque Potira (Grande Jurema).
 


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001