09 de junho de 2020 às 07h25m
Em três meses, Mesa Brasil arrecada mais de 600 toneladas de alimentos para Ceará

Com um extenso histórico de trabalho em prol de instituições que atendem a pessoas em situações de vulnerabilidade, o Mesa Brasil Sesc intensificou suas atividades desde o início da pandemia de coronavírus no Ceará

Entre os dias 01 de março e 31 de maio, o programa arrecadou 615.252 kg de alimentos, atendendo a mais de 588 mil pessoas através de 400 instituições em 60 municípios cearenses.


A intensificação do trabalho deu-se num cenário de crise que extrapola o âmbito sanitário e tem implicações complexas na vida das pessoas, especialmente as mais pobres que, muitas vezes, precisam escolher entre ficar em casa para se proteger do vírus ou sair para conseguir renda e alimentação para o sustento familiar. Em Fortaleza, de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, os bairros com mais mortes ocasionadas pela covid-19 estão localizados na periferia.


Para aumentar a quantidade de doações e, consequentemente de atendidos, o Mesa Brasil contou com novos parceiros, além das empresas que já são parceiras recorrentes da iniciativa, que continuaram fazendo suas doações. Entre os novos doadores estiveram também restaurantes e lanchonetes que entregaram ao programa parte do seu estoque de insumos perecíveis, como leite, ovos, pães, carnes, legumes, frutas e verduras para o programa, evitando o desperdício e fazendo com que os itens chegassem a tempo nas mãos de quem precisa.

Solidariedade online
Uma ferramenta fundamental para que o programa alcançasse resultado tão expressivo nesse período tem sido as lives com artistas em que o público pode realizar suas doações de forma online. Nas duas primeiras edições do projeto Sintonia do Bem, que contaram com as apresentações de Waldonys, Jessier Quirino e Ana Carolina, foram arrecadados mais de 3 toneladas de alimentos apenas com esse tipo de doação, além de mais de 10 toneladas de alimentos em doações de empresas.


O cantor Wesley Safadão também promoveu uma live em prol do programa, arrecadando 199 toneladas de alimentos, além de outros materiais como produtos de higiene, álcool gel, máscaras e camas hospitalares.


Além de alimentação, o Mesa Brasil também fez chegar a diversas instituições equipamentos de proteção e outros itens essenciais no cenário atual. Entre as ações promovidas pelo programa em parceria com empresas, está a desinfecção de instituições beneficentes que cuidam de crianças e idosos e a doação de calçados especiais para profissionais de saúde em hospitais. Outras ações que tiveram como beneficiados os profissionais da saúde, como a distribuição de lanches em unidades de saúde.

Mesa Brasil
O Mesa Brasil é um programa do Sesc que atua na perspectiva da segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade e inclusão social. Presente no Ceará desde 2001, ainda com o nome “Amigos do Prato”, o programa atende no Estado mais de 430 instituições sociais, que juntas totalizam o atendimento a cerca de 280 mil pessoas, por meio de doações de alimentos e atividades educativas. Desde sua implementação, o Mesa Brasil Ceará já distribuiu mais de 49 milhões de quilos de alimentos, por meio de parceria com centenas de empresas doadoras.


Fonte: O Estado

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001