23 de maio de 2020
Novo programa ajuda pacientes pós-bariátricos em Fortaleza

O Protocolo Power Balance oferece uma equipe multidisciplinar, contendo um médico, nutricionista e fonoaudiólogo para atender os pacientes, agregando valor no pós-operatório

O Protocolo Power Balance, criado pelo Instituto André Guanabara (IAG), pretende auxiliar pacientes obesos em uma mudança de estilo de vida, por meio do equilíbrio entre corpo, mente e espírito, usando ferramentas concretas na saúde integrativa. O programa foi lançado nesta quinta-feira, 21, por meio de videoconferência.

O protocolo foi planejado após o avanço da obesidade nos últimos anos no Mundo. Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel, 2019), entre 2006 e 2018, ocorreu, no Brasil, aumento de 67% da taxa de obesidade.

O Protocolo Power Balance oferece uma equipe multidisciplinar, contendo um médico, nutricionista e fonoaudiólogo para atender os pacientes, agregando valor no pós-operatório. Durante oito semanas, os pacientes entram em contato com técnicas para desenvolver o estado de atenção plena e sistêmico ao novo estilo de vida, com ferramentas para combater o estresse e a ansiedade, e cultivar o bem-estar na rotina diária.

O médico André Guanabara cita as principais dificuldades enfrentadas pelos pacientes após a cirurgia. “Há a absorção de nutrientes, que diminui após a retirada ou diminuída da região de absorção, que podem causar algumas patologias. Há também a necessidade de melhorar o estilo de vida, pois a realização da bariátrica só retira a metade do problema. As pessoas precisam buscar ter um sono bom, equilibrar hormônios e vitaminas, ter um intestino saudável, praticar exercícios físicos, entre outros", explica. Ele diz ainda que pacientes que não recebem acompanhamento médico têm 71% de chance de rescindir os resultados.


Fonte: O Povo

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001