21 de maio de 2020 às 14h31m
Prefeitura de Caucaia sensibiliza população para cumprimento do isolamento

A Prefeitura de Caucaia continua realizando diversas ações de conscientização da população sobre o isolamento social ser a arma mais eficaz contra o novo coronavírus (Covid-19), como aponta pesquisas médicas e relatórios emitidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde a partir de cidades que adotaram tal medida.


Em blitz instalada nas principais vias de acesso a cidade, agentes em saúde e de órgãos parceiros como Guarda Municipal de Caucaia e Polícia Militar, entregam as pessoas máscaras de tecido reutilizáveis e são instruídas sobre as melhores formas de conter a não proliferação do vírus: ficar em casa.

“É como diz o velho ditado: é melhor prevenir do que remediar. Evitar qualquer doença é sempre melhor do que pegar a doença e tratar. Esse é um vírus potencialmente grave que tem matado muitas pessoas no mundo e não queremos ele em Caucaia”, afirma Alex Mont’Alverne, médico clínico e cooperador técnico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia. 

O índice de letalidade pela doença está em cerca de 7% no país, ou seja, a cada 100 pessoas que são infectadas pelo novo coronavírus, 7 morrem. “É uma doença que pode ser leve, mas também pode ser muito grave. Então a melhor forma de evitar o contágio é o isolamento”, ressalta o médico. Nesta quarta-feira (20), Caucaia contabilizou 557 pacientes recuperados do novo coronavírus.

“A prefeitura vem desenvolvendo um sério trabalho de conscientização, mas ainda há certo movimento de pessoas no centro da cidade. Enquanto algumas pessoas estão despreocupadas se expondo aos riscos, outras estão muito temerosas. Devemos ter o respeito aos riscos. Há o risco de contaminação e isso não podemos negar”, diz o secretário de saúde de Caucaia, Moacir Soares. 

Ele ressalta que os equipamentos de saúde do município estão preparados para receber os pacientes. “Em casos de sintomas leves, o paciente deve procurar alguma das 45 unidades de saúde que será atendido por um médico e encaminhado para tratamento de acordo com os sintomas apresentados. Em casos de sintomas graves, o paciente pode procurar atendimento direto nas UPAS Centro e Jurema ou no Hospital Municipal Abelardo Gadelha”, finaliza Moacir. 

__________
CORONAVÍRUS
 

Prefeitura de Caucaia adquire bombas manuais para higienização de equipamentos de saúde

A Prefeitura de Caucaia adquiriu 50 bombas manuais que serão usadas para a higienização dos equipamentos de saúde do município. Os trabalhos fazem parte do conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Caucaia no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

“Estas bombas são apropriadas para espaços pequenos, como salas e corredores. Assim, vamos ampliar o raio de ação”, conta Francisco Pires, coordenador do Núcleo de Controle de Endemias. Uma solução aquosa de hipoclorito de sódio é aplicada nas paredes, chão, móveis e outras superfícies das 45 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do município, Hospital Municipal Doutor Abelardo Gadelha da Rocha e Maternidade Santa Terezinha. 

Nesta quarta-feira (20), a ação de higienização percorreu novamente as ruas de Caucaia com bombas atomizadoras motorizadas, passando por agências bancárias do centro da cidade. A ação é realizada pelo Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans).

Na última sexta-feira (15) aconteceu a higienização do prédio da Guarda Municipal e de suas viaturas, incluindo os veículos da Polícia Militar que atuam no município. A ação garante mais segurança em saúde aos profissionais que atuam na linha de frente no combate a proliferação do novo coronavírus no município.

__________
EDUCAÇÃO
 

Curso para Técnico em Segurança do Trabalho abre inscrições em Caucaia

 

 

 

O curso de Técnico em Segurança do Trabalho está com inscrições abertas para alunos do 2ª ano do ensino médio das Escolas Estaduais do município de Caucaia. As aulas iniciam no dia 12 de junho em modelo remoto até durar a pandemia. 

As aulas serão gerenciadas pelo Polo Novo Pabussu, localizado na Escola Maria Dolores de Almeida, no qual a Prefeitura Municipal de Caucaia é mantenedora por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SME). O curso faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), que fornece os professores.

A carga horária do curso técnico são de 1.200h com aulas de segunda à sexta-feira de 18h às 21h30. Os alunos vão receber Bolsa Auxílio durante o curso. Para se inscrever, é necessário ter idade entre 16 e 19 anos. Abaixo, você confere o link para a inscrição. Também é necessário apresentar cópias do RG e CPF do aluno, comprovante de residência, declaração da escola que o aluno está matriculado no 2ª ano do ensino médio, e cópia do RG e CPF do responsável de alunos menores de 18 anos.

Caucaia possui ainda os Polos Itambé e Araturi. “No Polo Novo Pabussu ofertamos cursos semipresenciais de licenciatura em química, turismo, entre outros. Todos são cursos de ensino superior e este será o primeiro curso técnico oferecido”, conta Lúcio Moreira, coordenador do Polo Novo Pabussu.

Ele conta que mais de 2 mil alunos já foram formados e colocados no mercado de trabalho. “A prioridade é para alunos do município. Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio pode se inscrever para os nossos cursos que também são oferecidos em parceria com a Universidade Federal do Ceará”, finaliza.

SERVIÇO
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Endereço para inscrição: www.uece.br/pronatec
Baixe neste link e baixe o tutorial de como fazer a inscrição. 
Início das aulas: 12/06/2020 em modelo remoto até durar a pandemia.
Onde: Polo Novo Pabussu, localizado na Escola Maria Dolores de Almeida.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001