15 de maio de 2020 às 16h20m
Hospital de Campanha de Caucaia terá 40 leitos

O Hospital de Campanha que está sendo montado no município de Caucaia terá capacidade de 40 leitos de enfermaria para atendimento exclusivo de pacientes com casos confirmados de coronavírus. Os trabalhos de montagem do equipamento iniciaram nesta quarta-feira (13) na Praça Santa Terezinha, que fica ao lado do Hospital Municipal Doutor Abelardo Gadelha da Rocha, localizado no bairro Parque Soledade.


Atualmente, o Hospital Municipal Doutor Abelardo Gadelha conta com 52 leitos destinados exclusivamente para pacientes com coronavírus, sendo 42 de enfermaria e 10 de UTI’s. Quando o Hospital de Campanha estiver funcionando, o Municipal irá criar mais 10 leitos de UTI, chegando ao total de 20.

“Estamos com todos os 52 leitos ocupados. Iniciamos com 18. Mas os casos foram aumentando rapidamente e criamos 24 leitos e agora estamos com 42”, descreve Alex Mont’Alverne, cooperador técnico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia. “Agora, teremos o Hospital de Campanha que dará mais um suporte no atendimento, exames e tudo o que for necessário para pacientes com coronavírus”, ressalta.

Segundo técnicos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), responsáveis pela montagem, a expectativa é que as obras finalizem dentro de 10 a 15 dias. O espaço também contará com salas de repouso para os profissionais de saúde. 

Mont’Alverne ressalta que Caucaia registrou mais de 300 pacientes recuperados da Covid-19. “Mesmo assim, estamos recebendo muitos casos suspeitos diariamente, o que está superlotando nossa estrutura. Infelizmente, esta é a realidade que o vírus está causando. Com a instalação do Hospital de Campanha esperamos desafogar o Hospital Municipal”, afirma. 

Ele fala sobre a importância da conscientização da população de Caucaia para o isolamento social como sendo a maior arma contra a proliferação do vírus, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde. “Nós temos que nos cuidar. Esperamos muito que todos façam a sua parte ficando em casa”, finalizou.

- - - - -
 CORONAVÍRUS
 

Prefeitura de Caucaia leva ações em saúde para Casas e Abrigos de Idosos

 
 

 

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta quinta-feira (14) uma ação em saúde na Casa de Repouso de Idosos Nossa Senhora Aparecida, localizada no Icaraí. A atividade faz parte das ações desenvolvidas pela gestão no combate ao novo coronavírus (Covid-19) e focam as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), levando vacinação, distribuição de máscaras reutilizáveis de tecido e testes rápido para a Covid-19.

Caucaia possui sete ILPI’s com um total de 289 idosos. Os 120 funcionários de todas estas instituições também recebem atendimento. “Realizamos aferição de pressão arterial, medição de temperatura e glicemia. Se for identificado algum paciente com sintomas mais graves e testado positivo para o coronavírus, ele é isolado e realizamos o monitoramento 24 horas por dia durante 14 dias”, comenta

Rebeca de Andrade, enfermeira da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do Jardim Icaraí. 
A ação é realizada pela equipe de enfermeiros, técnicos em enfermagem e um médico da UAPS’s de onde a ILPI está localizada. “Caso esse paciente tenha um perfil para encaminhamento para unidade hospitalar, também realizamos todos os procedimentos e encaminhamos para o hospital municipal ou alguma UPA”, conta. 

“Embora sejam instituições particulares, elas (Instituições para Idosos) estão localizadas nos territórios de atuação da atenção primária, então precisamos avaliar estes idosos por ser um grupo de risco”, comenta Vilalba Carlos, coordenadora da Atenção Primária da SMS.

Os testes rápidos foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) e são destinados para profissionais da saúde, da segurança, idosos que moram em ILPI’s e idosos acima de 60 anos. “Mesmo assim ainda há critérios para a realização do teste, como o paciente apresentar sintomas”, conta Vilalba.

Durante os próximos dias, outras instituições serão visitadas: Casa de Repouso Sonho Encantado (Mestre Antônio), Nossa Senhora de Fátima (Jardim Icaraí), Casa de Amparo ao Idoso Aconchego de Santa Luzia e Casa de Repouso Recanto da Felicidade (Pacheco), Lar para Idosos JD’Melo (Capuan) e Lar Três Irmãs (Tabuleiro Grande).


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001