02 de maio de 2020 às 08h55m
Governo vai prorrogar isolamento social e criar 100 novos leitos de UTI em uma semana

Em coletiva de imprensa realizada no Palácio da Abolição na noite desta sexta-feira (1º), o governador Camilo Santana revelou a preocupação com a velocidade com que o vírus Covid-19 tem se propagado no Estado e, principalmente, na capital cearense.

Diante desse cenário antecipou que o decreto de isolamento social será prorrogado por tempo ainda a ser anunciado, e falou do reforço na estrutura de atendimento. Também participaram da coletiva o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e os secretários de Saúde do Estado e do município, Dr. Cabeto e Joana Maciel, respectivamente.

Camilo Santana mais uma vez apelou para que a população respeite o isolamento. “É importante o apelo que fazemos à sociedade sobre o isolamento social. Temos visto muitos descumprirem o decreto de distanciamento social e acompanhando o agravamento e aumento dos números em todo o estado. Com certeza faremos a prorrogação do decreto que vence na próxima terça-feira (5) e estamos avaliando a necessidade de endurecermos as medidas em Fortaleza”.

O governador informou que durante todo o final de semana haverá reuniões onde serão tomadas decisões importantes. “São decisões como a que tomamos hoje. Temos uma meta de até o final da próxima semana implantar mais 100 leitos de UTI na capital. Para isso, toda a nossa equipe tem trabalhado e vai trabalhar nos próximos dias. A situação é grave e se continuar da forma que está, não vamos ter condição de atender a toda a população. Estamos chegando perto do limite, mesmo com o esforço diário do Estado e Prefeitura ampliando os nossos leitos”. Essa ampliação, de acordo com o governador, envolverá a estrutura do Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza. “Vamos aproveitar o Centro de Formação Olímpica para ampliar a rede de atendimento em Fortaleza nos próximos dias para garantir atendimento aos casos menos graves”.

O prefeito Roberto Cláudio alertou para o cenário grave estabelecido atualmente no Ceará. “É um cenário difícil e a gente só vencerá essa luta se cada um de nós entender que esse é um desafio de cada um. Há o papel do poder público, o papel da Justiça, da imprensa e há o papel de comportamento de responsabilidade de cada cidadão que ama a sua família, seus vizinhos e sua comunidade”.

Segundo Roberto Cláudio, a atitude irresponsável dos que insistem em descumprir o isolamento social coloca em risco não apenas a sua própria vida. “Vemos cidades muito ricas, onde praticamente não há pobreza, com sistema de saúde bem estruturado vivenciar a realidade de paciente morrendo por falta de leitos, por não ter aderido com responsabilidade o isolamento social”.

Secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto avaliou que se o Estado não tivesse feito tudo o que já foi feito, o cenário seria muito mais crítico. “Isso é uma prospecção em cima de uma realidade que pode ser mudada. O que estamos falando é do esforço que as pessoas têm feito para dar a maior qualidade no atendimento, para fazer isso com a maior responsabilidade, obedecendo critérios técnicos e científicos e tentando passar o que é verdadeiro, de maneira transparente, disponibilizando dados no Integrasus. De um dia para o outro pode mudar, depende de todos nós, do setor produtivo, da sociedade civil, das organizações, da academia e de nós governo. Temos tentando ultrapassar aquilo o que a gente é capaz”.

Joana Vasconcelos reforçou que pacientes do grupo de risco que sintam qualquer sintoma da Covid-19 precisam procurar os serviços de saúde o mais rápido possível. “Os equipamentos do Estado e do Município estão preparados e fortalecidos. Já recebemos mais de 160 médicos, antecipamos a chegada do Médico Família em Fortaleza, em parceria com o Governo do Ceará, recebemos também médicos do Mais Médicos, equipamos todos os postos de saúde da capital com o oxímetro e caso o médico identifique a necessidade de internação, eles serão encaminhados para as unidades de referência”, relatou a secretária municipal de Saúde.


Fonte: Governo do Ceará

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001