30 de abril de 2020 às 14h41m
Prefeitura de Caucaia distribui 500 mil máscaras reutilizáveis para população

A Prefeitura de Caucaia iniciou, nesta quarta-feira (29/04), a distribuição de máscaras reutilizáveis de tecido para a população. A ação, do Programa Cuidando do Próximo, aconteceu no Centro da cidade e percorreu instituições bancárias, casas lotéricas, praças e mercados públicos.


Nos próximos dias, as máscaras também serão distribuídas nos bairros mais afetados pelo novo coronavírus (Covid-19), que são: Araturi, Nova Metrópole, Parque Potira, Parque Albano, Parque Guadalajara, Jurema Tabapuá, Marechal Rondon, Arianópolis, Tabapuazinho, Parque das Nações e São Miguel.

A entrega nestes bairros será feita por Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE). A logística está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesta 1ª etapa, 100 mil pessoas serão beneficiadas. A Prefeitura aguarda a chegada de outras 400 mil máscaras já encomendadas.

Segundo o prefeito Naumi Amorim a medida é inédita entre os municípios do Ceará. “Além da higienização pessoal é necessário que a população tome todos os cuidados ao sair de casa. Reforçamos que o isolamento social é a melhor arma neste momento e que só devam sair de casa, em casos muito importantes. E claro, protegidos com a máscara. Todos nós unidos vamos vencer esta terrível doença”.

“Estamos agindo de forma rigorosa para preservar a saúde da nossa população diante desta pandemia. O uso das máscaras é uma destas medidas preventivas”, ressalta Moacir Soares, titular da pasta da saúde. 

A ação atende ao decreto nº 1.104 assinado pelo Prefeito Naumi Amorim, que “recomenda a todos as pessoas, quanto da necessidade de circulação no território caucaiense, o uso de máscara de proteção, ainda que artesanal ou caseira”.

Na Praça Fausto Sales, Maria Heloísa, moradora do Curicaca, aguardava pelo atendimento, sem máscara, na fila de uma agência bancária. "Estava querendo uma máscara. Eu não tinha e agora com esta aqui vai me dar mais segurança contra está terrível doença”, comentou. 

Já Miguel Soares, morador da Cigana, que aguardava atendimento na Casa Lotérica, acredita que é importante a Prefeitura oferecer as máscaras. "A distribuição deste material é o mesmo que oferecer remédio, é saúde. Vou levar as máscaras para minha família, já que não tenho condições de comprar uma”, afirmou.

A ação de distribuição de máscaras faz parte do programa “Cuidando do Próximo”, criado pela Prefeitura de Caucaia e que visa sensibilizar a população sobre os cuidados essenciais para a não proliferação do vírus no município.

__________

CORONAVÍRUS
 

Carros de som orientam a população nos bairros mais afetados de Caucaia

 

 

A Prefeitura de Caucaia está intensificando os cuidados de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) nos bairros com maior incidência de casos confirmados e suspeitos. Carros som circulam diariamente nestas localidades com informes sobre isolamento social, dicas de higienização de objetos e da casa, além de meios de prevenção à doença.

Os trabalhos iniciaram na primeira semana do mês de abril e são desenvolvidos pelo Departamento de Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia. “Paramos em pontos estratégicos e chamamos a atenção da população informando o número de casos. Infelizmente, ainda há descrença da população sobre a doença e os casos estão aumentando”, comenta o titular da pasta, Moacir Soares.

Profissionais de saúde realizam o trabalho e se dividem um por dia, como forma de evitar contato pessoal. “Focamos os cuidados necessários de prevenção e a não proliferação do vírus. Também informamos os locais para a população buscar atendimento e os sintomas da doença”, comenta Irani Andrade, coordenadora do Departamento de Mobilização. 

Os carros já passaram pelo Centro de Caucaia, e os bairros Planalto Caucaia, Parque Potira I e II, Padre Júlio Maria e Conjunto Araturi. A partir desta quinta-feira (30) os bairros visitados serão: Nova Metrópole, Tabapuá, Parque Albano, Guadalajara, Araturi. 

A Prefeitura de Caucaia também desenvolve outras ações de conscientização da população sobre os riscos de contágio da doença, como a distribuição de máscaras reutilizáveis de tecido e o apoio e orientação da Guarda Municipal na organização de filas de bancos e de Casas Lotéricas, além da atuação de permissionários e da visita de clientes no Mercado Municipal Juaci Sampaio Pontes.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001