15 de abril de 2020 às 22h48m
Mais de 23 mil alunos da rede municipal de ensino de Caucaia já receberam os kits alimentares

A Prefeitura de Caucaia já distribuiu os kits alimentares a 111 escolas da rede municipal de ensino. Até esta quarta-feira (15/04) 23.917 mil alunos e suas famílias foram contemplados com os alimentos. A iniciativa ocorre por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SME), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).

A entrega está acontecendo nas regiões da Jurema, BR-020, BR-222, Garrote e Sede. Somente na última terça (14/04) e nesta quarta (15/04) mais de 50 escolas receberam os alimentos e repassaram às famílias dos alunos. A rota ainda irá percorrer toda a região do Litoral e finalizar as outras regiões nos próximos dias. No total, 55 mil famílias receberão os kits.

“A nossa previsão é concluirmos a entrega dos kits até o próximo sábado (18/04). A gestão vem trabalhando para atender às famílias dos nossos alunos com um kit de alimentação básica, a fim de somar forças e ajudá-los nesse momento difícil de pandemia”, afirma a titular da pasta da educação, Camila Bezerra.

A distribuição para as escolas vai continuar até o final de semana. Ao todo, 187 escolas fazem parte da rede municipal de ensino. A iniciativa vem de acordo com o Decreto n.º 1.097, de 16 de março de 2020 que declarou situação de emergência em saúde no âmbito do município e se junta a uma série de medidas para enfrentamento e combate ao novo coronavírus (Covid-19) em Caucaia.

 

_________

 CORONAVÍRUS
 

Caucaia tem três pontos de coleta para exame do Covid-19

 

 

O município de Caucaia conta com três pontos de coleta de material para exame que identifica a contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19). São eles: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro, e da Jurema, e o Hospital Municipal Doutor Abelardo Gadelha da Rocha.

Segundo o titular da pasta da saúde do município, Moacir Soares, os três equipamentos de saúde realizam a coleta do material apenas de casos suspeitos. Este fluxo de atendimento é preconizado pelo Ministério da Saúde.

“Quem tem sintomas leves pode procurar qualquer unidade de saúde que o médico vai avalizar se há a necessidade para fazer o exame. Quem tem sintomas agravados e sentir desconforto respiratório deve procurar atendimento nas UPA’s ou no Hospital Municipal”, explica Moacir. 

A coleta do material para exame é por meio do método RT-PCR, que utiliza a biologia molecular. Este tipo de teste identifica o vírus que provoca a COVID-19 logo no início, ou seja, no período em que ainda está agindo no organismo. 

A amostra de secreção nasal e da garganta do paciente é encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), localizado em Fortaleza, para uma busca minuciosa pelo material genético do Sars-Cov-2. Em casos graves, o transporte dos pacientes até os pontos de coleta de material para exame é realizado por meio de duas ambulâncias alugadas exclusivamente para este serviço.

O resultado do exame é divulgado por meio do “Teleinforma RIS (Residência Integrada em Saúde)”, da SMS de Caucaia, que é responsável por informar via telefone o resultado de testes negativos aos pacientes suspeitos infectados pelo novo coronavírus (Covid-19) em Caucaia. 

Os trabalhos são desenvolvidos pela equipe multiprofissional de residentes com ênfase em saúde coletiva em parceria com o Setor de Vigilância Epidemiológica da SMS. Além de ligar informando sobre o resultado, os residentes do município de Caucaia repassam orientações sobre isolamento social, limpeza e desinfecção da casa, como também recebem um retorno da família sobre estado de saúde do paciente durante a quarentena e de todos os familiares.

__________
 SERVIÇO

 

Defesa Civil opera com expediente normal em Caucaia

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Caucaia, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, está funcionando em regime presencial durante o período de isolamento social.

“Por ser um serviço essencial estamos cumprindo o expediente normal, porém o atendimento é prioritário nas ocorrências com mais necessidades. Até o momento neste tempo de quarentena não foi registrado nenhum sinistro grave”, explica Airton da Silva, coordenador da Defesa Civil.

Além do atendimento presencial, na Avenida Edson da Mota Correia, nº 246, no Centro, a Defesa Civil atende as ocorrências por meio do contato (85) 3342.0718.

SERVIÇO
DEFESA CIVIL MUNICIPAL
ONDE: Avenida Edson da Mota Correia, nº 246, no Centro de Caucaia.
TELEFONE: (85) 3342.0718.

 

_________
VACINAÇÃO
 

Caucaia inicia a 2ª etapa da campanha de vacinação nesta quinta (16)

 

 

A Prefeitura de Caucaia inicia nesta quinta-feira (16) a segunda fase da Campanha de Vacinação contra a gripe. O Ministério da Saúde decidiu incluir como público alvo nesta etapa os povos indígenas, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. A Campanha encerra no dia 22 de maio.

Também fazem parte desta etapa os profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e funcionários do sistema prisional.

O total de 7.850 mil doses foram entregue pelo Governo do Estado do Ceará ao município de Caucaia. As vacinas estão disponíveis nas 45 salas de vacinação das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Na terceira fase da campanha, que inicia em 9 de maio, serão vacinados professores das escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

Vacinação de idosos
A Prefeitura de Caucaia continua a vacinação de idosos e profissionais de saúde que não foram imunizados na primeira etapa da Campanha. “Podem se dirigir a qualquer posto de saúde que será vacinado”, ressalta Moacir Soares, titular da pasta da saúde.

O telefone para agendamento da vacinação domiciliar de idosos acima de 80 anos, acamados e pessoas com dificuldade de locomoção continua funcionando de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h, nos números (85) 9.8749-2827 e (85) 9.8958-0371.


LOCALIZE O POSTO MAIS PERTO DE VOCÊ.
UBS Centro de Assistência à Criança (Caic)
Rua da Liberdade, nº 671, Padre Júlio Maria

UBS Dr. Joaquim Braga
Rua 103, s/n, Planalto Caucaia

UBS Maria dos Passos Matias Gomes
Rua da Consolação, s/n, Novo Pabussu

UBS Maria Firmino Mendes (Dona Cotinha)
Avenida Edson da Mota Correia, 450, Centro

UBS Terezinha Lima Moreira
Rua Paulo Gomes Silva, nº 49, Parque Soledade

UBS Parque Soledade II
Rua Porcina Leite, nº 161, Parque Soledade

UBS Ernando Pires de Sousa
Rua da Praia, s/n, Iparana

UBS Francisco Ferreira da Silva
Rua Nossa Senhora das Graças, s/n, Itambé

UBS Maria dos Santos Menezes
Rua H, s/n, Icaraí/Barra Nova

UBS Célia Nascimento
Rua Rita Barbosa Lima, s/n, Jardim Icaraí

UBS Maria Helena Aguiar
Rua Principal, s/n, Cumbuco

UBS Pedro Gabriel de Oliveira
Rua A, s/n, Parque Leblon

UBS Rita de Cássia Oliveira Eugênia
Rua 15, s/n, Loteamento Nova Caucaia, Mestre Antônio

UBS Rodrigues dos Santos
Rua Central, s/n, Tabuba/Parazinho

UBS Valdenúzia Moreira Bastos
Rua Principal, s/n, Pacheco

UBS João Rodrigues da Silva
Rua Coronel Correia, nº 1.732, Genipabu

UBS Luiz Costa Vieira
Rua Chagas Miguel, nº 927, Capuan

UBS Emanuel Gomes da Silva
Rua Central, Toco

UBS Júlia Pessoa de Araújo
Rodovia Raimundo P. de Araújo, s/n, Mirambé

UBS Maria de Jesus Ferreira
Rua Marcos Couto Bezerra, s/n, Picuí

UBS Rocilda Oliveira Pontes
Rua 252, nº 121, Metrópole

UBS Sérgio Rodrigues Teixeira
Avenida D, s/n, Conjunto Nova Metrópole

UBS Ametista de Oliveira Bastos
Rua H, nº 59, Nova Guadalajara/Jurema

UBS Antônio J. P. Machado
Rua Centro Oeste, s/n, Araturi, na Associação Guadalajara

UBS C. Integrado de Desenvolvimento Infantil (Cidi)
Rua Nova Alvorada, nº 490, Marechal Rondon

UBS Francisca Carlota de Matos
Rua Acaulpco, s/n, Guadalajara/Jurema

UBS Francisca de Fátima L. da Costa
Rua Saci, s/n, Guadalajara/Jurema

UBS Francisco Paulo Pontes
Avenida Dom Almeida Lustosa, s/n, Marechal Rondon

UBS Lar Fabiano de Cristo (Capemi)
Avenida Dom Almeida Lustosa, nº 4395, Marechal Rondon

UBS Afonso de Medeiros
Rua 5, s/n, Tabapuá

UBS Dr. Francisco Djalma Soares
Quadra 49, Tbapuazinho

UBS Ednir Carneiro Galeno
Rua Potiguar, s/n, Potira I

UBS Giselda Magalhães Bezerra
Rua Paracatu, s/n, Potira II

UBS Maria de Lourdes Gomes Dantas
Rua dos Córregos, nº 2.149, Parque Albano

UBS Novo São Miguel
Rua 17, s/n, Novo São Miguel

UBS Velho São Miguel
Rua São Pedro, s/n, Velho São Miguel

UBS Dr. Renato Braga
BR-020, Km 28, Bom Princípio

UBS José Maria Matos
Rua Raimundo P. de Araújo, Caraussanga

UBS Nilda Matos Brito de Miranda
BR-020, Km 28, Tucunduba/Campinas

UBS Eduardo Nogueira Jr
Rua Solimões, nº 521, Arianópolis

UBS Tecla Gonzaga Sales
Estrada do Garrote, s/n, Tabuleiro Grande

UBS Maria F. do Nascimento
Rua Central, s/n, Matões

UBS João Marcolino de Oliveira
Rua Central, s/n, Sítios Novos

UBS Inácio Monteiro Gondim
BR-222, s/n, Catuana

UBS Antônio Brasileiro
BR-222, Km 205, s/n, Primavera

UBS Comunidade Indígena Padre Júlio Maria, no Padre Júlio Maria
Rua das Flores, Padre Júlio Maria
 


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001