15 de abril de 2020 às 19h30m
Bairro Pega Avoante recebe ação de bloqueio contra a dengue

Desde a semana passada, a prefeitura de Cedro, por meio a Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de combate à dengue, zika vírus e chikungunya. com bloqueio de quarteirões para a aplicação de inseticida com a bomba costal (fumacê) em bairros com casos suspeitos.

Nesta segunda-feira (14), moradores do bairro Pega Avoante receberão o serviço, após investigação epidemiológica acerca do sorotipo viral circulante.

 

A ação faz parte do planejamento estratégico municipal de combate às arboviroses. “Na semana passada, finalizamos o trabalho no Alto do Padeiro e Açude Novo, na certeza que o bloqueio destes bairros repercutirá positivamente, e assim não tenhamos casos das doenças causadas pelo Aedes aegypti”, explica o prefeito Dr. Nilson Diniz.

 

Como é a sistemática

Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) passam nas residências, informando os moradores sobre a doença, seus sintomas e riscos, como também as medidas de prevenção a serem adotadas.

 

Devido a pandemia do covid-19 (novo coronavírus), a orientação é que todos fiquem na parte detrás de suas da residência e fechem as portas enquanto acontece o fumacê. “A utilização dos agentes químicos impede a reprodução do mosquito transmissor, principalmente neste período de chuvas. Que a população colabore, colocando em locais apropriados os objetos que possam ser criadouros”, pontua a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Marília Cortez.

 

A Prefeitura adquiriu, com recursos próprios, 50 litros de inseticida contendo o princípio ativo Lambda-cialotrina, com formulação à base de água, e cinco caixas de larvicidas tipo pastilha Espinosade. “A iniciativa é essencial, mas a colaboração da população é determinante. Estamos nos esforçando para continuarmos nesta guerra contra o mosquito”, confere o Agente de Combate à Endemias, Késio Paulo.

 

Nenhum caso

O Município conta um caso suspeito de dengue e nenhum confirmado de zika e de chikungunya até o momento.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001