10 de abril de 2020 às 10h14m
Oftalmologista orienta trocar lentes de contato por óculos para prevenir o coronavírus

Segundo especialistas oculares, o covid-19 pode se espalhar pelos olhos. Protegê-los, assim como as mãos e a boca, pode retardar a propagação da doença.

Um comunicado emitido pela Academia Americana de Oftalmologia, dirigido às pessoas que utilizam lentes de contato, orienta a troca por óculos durante a pandemia como forma de prevenir o coronavírus. Isso porque, segundo a avaliação da Dra Renata Vasconcelos, oftalmologista da Clínica de Olhos Massilon Vasconcelos, quem utiliza lentes de contato costuma manipular os olhos mais vezes por dia.

“Em casa, com a família, durante esse período de isolamento social, as pessoas assistem mais TV, ficam mais no celular, ou trabalhando pelo computador. Isso provoca coceira, vermelhidão e irritação nos globos oculares, o que provoca muita vontade de por os dedos nos olhos, principalmente em quem usa lentes de contatos”, explica. “Mas se existe uma necessidade ou razão específica para continuar usando a lente, o essencial é diminuir o contato com os olhos e lavar sempre as mãos, principalmente quando for colocar ou tirar”, acrescenta.

A oftalmologista também ressalta que os óculos podem barrar gotículas emitidas por pessoas infectadas durante uma conversa, por exemplo, além de diminuir a necessidade, mesmo involuntária, de tocar os órgãos da visão. “É importante ressaltar que os óculos não oferecem 100% de segurança contra o vírus, pois ainda assim há a possibilidade dessas gotículas passarem pela lateral, por cima ou por baixo do objeto”, pondera.

Outros pontos

Ainda segundo o comunicado da Academia Americana de Oftalmologia, autoridades de saúde acreditam que o olho avermelhado, ou conjuntivite, pode se desenvolver em cerca de 1% a 3% das pessoas com covid-19. “O vírus pode se espalhar através do fluido dos olhos de uma pessoa infectada ou de objetos que o transportam”, alerta o comunicado.

O documento lista ainda outros quatro pontos, que somados à troca de lente por óculos, totalizam 5 medidas de enfrentamento ao coronavírus com a proteção de órgãos da visão. São eles: óculos como camada de proteção, estoque de remédios para os olhos, práticas de higienização, distanciamento social e evitar esfregar os olhos. “Este último é o mais comum entre todos nós. Mesmo que seja difícil romper esse hábito natural, é necessário, pois, neste momento, todas as medidas possíveis devem ser tomadas, para diminuirmos o risco da contaminação”, destaca a oftalmologista Dra Renata Vasconcelos. “Caso realmente persista a vontade de coçar o olho ou tocá-lo, use um lenço de papel”, finaliza.


Fonte: O Estado

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001