08 de abril de 2020 às 08h01m
Estudantes do Ceará são destaque na FEBRACE 2020

Em sua 18ª edição, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia contou com 345 projetos finalistas, desenvolvidos por 761 alunos de escolas do ensino básico de todas as unidades da Federação.

O Estado do Ceará conquistou 14 prêmios na 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que aconteceu entre os dias 23 de março e 4 de abril. O anúncio dos prêmios foi feito no último sábado (4/4) por Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, do Manual do Mundo. A cerimônia de premiação pode ser conferida pelo canal da FEBRACE no YouTube: http://www.youtube.com/user/FEBRACE.

"Friday: uma prótese microcontrolada" foi um dos projetos de destaque. Foi desenvolvido pelo aluno Thiago Costa Moreira, sob orientação da professora Fabiana da Silva Maia, ambos da Escola Estadual de Educação Profissional Avelino Magalhães, da cidade de Tabuleiro do Norte. O projeto ganhou quatro prêmios: "Destaque Unidades da Federação - Ceará" e 2º Lugar em Engenharia, ambos concedidos pela FEBRACE. Também levou prêmios da Associação dos Engenheiros Politécnicos e da Editora da Universidade de São Paulo. (Veja abaixo os demais projetos vencedores).

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis, a FEBRACE foi realizada pela primeira vez à distância, pela internet, por causa da pandemia da COVID-19. A mostra deste ano contou com 345 projetos finalistas, desenvolvidos por 761 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 295 escolas de todas as unidades da Federação.

Os projetos foram avaliados em teleconferências fechadas, nas quais os estudantes fizerem apresentações para as bancas de avaliadores. Já aqueles sem acesso à internet tiveram seus trabalhos avaliados pelo material encaminhado anteriormente à FEBRACE, por vídeo, pôster e relatório. No total, foram concedidos 281 prêmios.

A FEBRACE é a maior mostra pré-universitária de Ciências e Engenharia do País, com projetos de todas as áreas do conhecimento. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica brasileira, despertando novas vocações e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Veja aqui a lista completa dos premiados: http://febrace.org.br/finalistas-e-premiados/. Mais informações: www.febrace.org.br

Os vencedores do Ceará:

* Prêmio Destaque Unidades da Federação e 2º Lugar em Engenharia, ambos da FEBRACE; Prêmio EDUSP, da Editora da Universidade de São Paulo; e Prêmio Associação dos Engenheiros Politécnicos.
Projeto: Friday: uma prótese microcontrolada
De Tabuleiro do Norte, Thiago Costa Moreira [Estudante] e Fabiana da Silva Maia [Orientador(a)].

* 2º Lugar em Ciências Exatas e da Terra, da FEBRACE; Prêmio STEAM & English, da Embaixada Americana e Consulados; e Outstanding Achievement for Ability and Creativity in an Atmospheric Science Exhibit
Projeto: Turbidímetro e condutivímetro integrados de baixo custo.
De Juazeiro do Norte, Sarah Monique Ferreira Lima [Estudante], Breno Silva Pereira Gonçalves [Estudante], Davi Alves Ferreira [Estudante], Flávio Cesar Brito Nunes [Orientador(a)] e Francisco Rodrigo de Lemos Caldas [Coorientador(a)].

* 4º Lugar em Ciências Agrárias, da FEBRACE, e Prêmio Centro Paula Souza, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
Protejo: Síntese de polímeros biodegradáveis a partir de coprodutos agroindustriais para combate à escassez de água e melhoramento agrícola.
De Cascavel, Fabiana Ramos Leite de Assis [Estudante], Jôseline Maria Sousa Nascimento [Orientador(a)] e Francisco Augusto Oliveira Santos [Coorientador(a)].

* 4º Lugar em Ciências Humanas, da FEBRACE; Prêmio InfoMatrix Brasil, da INFOMATRIX Brasil; Prêmio ABRITEC, da Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e Ciência; e Prêmio ABRIC de Incentivo à Ciência, da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência
Projeto: Estudo dos aspectos geográfico-sociais da tripanossomíase americana para obtenção de tecnologia social destinada à aplicação na melhoria estrutural de moradias vulneráveis à infestação de insetos triatomíneos.
De Cascavel, Victor Manuel Faustino Silva [Estudante], Julia de Toledo Barros [Orientador(a)] e Francisco Augusto Oliveira Santos [Coorientador(a)].

* Science Champion Award, da U.S. Agency for International Development (USAID)
Projeto: Vespertílio 01- robô semeador para agricultura familiar.
De Pindoretama, Madeiro Pereira [Estudante], Igor Costa Cajaty [Orientador(a)] e Francisco Augusto Oliveira Santos [Coorientador(a)].


Fonte: FEBRACE

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001