02 de abril de 2020 às 14h34m
Prefeitura de Caucaia inicia higienização das calçadas do Centro

Na tarde desta quarta-feira (01/04) a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Patrimônio Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) iniciou o serviço de higienização das calçadas do Centro da cidade. A medida faz parte das ações de combate do novo coronavírus (Covid-19).


Para o prefeito Naumi Amorim, a ação é uma importante chance de diminuir a proliferação do coronavírus no município. “Esta é mais uma ação das medidas que tomamos para combater a disseminação do vírus e desta forma salvar vidas”, ressaltou o prefeito.

No processo de higienização é usada uma solução aquosa de hipoclorito de sódio concentrado (água com cloro). Para isso, uma equipe segue aplicando o produto com auxílio de um caminhão tanque.

Segundo o secretário da SPSPTrans, Assis Medeiros, os locais de maior aglomerações de pessoas receberão a limpeza. “Nossa preocupação é com a saúde das pessoas. De acordo com a necessidade vamos limpar onde há maior concentração de pessoas. A prefeitura está preocupada com a prevenção. Para isso estamos trabalhando frequentemente para combater este vírus”, explica.

No Centro, a higienização passou pelas principais vias como Edson da Mota Correia, rua Padre Romualdo, rua Pedro Gomes da Rocha, Jerônimo do Amaral e Barão de Ibiapina. Durante o percurso uma equipe da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) auxiliava o trânsito.

Nos próximos dias a higienização também acontecerá na Grande Jurema, Metrópole e a região do litoral. Outros equipamentos do município também receberão a limpeza, o calçadão em frente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro e da Jurema, além do Hospital e Maternidade Santa Teresinha, no Marechal Rondon, Hospital Municipal Doutor Abelardo Gadelha da Rocha, no Parque Soledade, a Praça da Matriz e a Praça Fausto Sales.

Acompanhando a limpeza de dentro de uma farmácia, João Pires, morador do Bairro Grilo, aprovou a iniciativa. “Isso nos dá mais segurança”, disse.

__________

 

FISCALIZAÇÃO
 

Prefeitura de Caucaia continua com ação de sensibilização de ambulantes e feirantes para isolamento

 

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Patrimônio Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) em parceria com a Guarda Municipal (GM) e Polícia Militar do Ceará (PM) realiza diariamente um trabalho de sensibilização de ambulantes e feirantes que atuam das ruas e avenidas do município. 

As ações iniciaram no dia 21 de março no Centro e na Grande Jurema e tem como objetivo intensificar as ações de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19) em Caucaia. A fiscalização é executada no período da manhã e a tarde.

O titular da SPSPTrans, Assis Medeiros, ressalta a importância da colaboração da população. “Todos nós temos que entender que apenas os serviços essenciais podem trabalhar e ainda assim, com diversas restrições para evitar o contato físico e a aglomeração de pessoas”. 

Nas filas dos bancos e casas lotéricas os guardas municipais organizam os espaços de cada pessoa com pelo menos um metro de distanciamento entre elas. As medidas foram estipuladas em decreto e levam em consideração normas médicas que comprovam que o isolamento social é a estratégia mais eficaz na não proliferação do vírus. 

Os ambulantes e comerciantes que insistirem na abertura de seus estabelecimentos podem sofrer pena de multa ou perda de permissão. O descumprimento do decreto acarretará a aplicação de multa diária de até R$ 15.000,00 (quinze mil reais).

__________

SAÚDE
 

Idosos recebem vacinas em abrigos e residências de Caucaia

 

A Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vacinou nesta quarta-feira (01/04) os moradores e funcionários de Abrigos de Idosos do município, além de vacinar idosos acima de 80 anos em suas residências.

Caucaia conta com sete abrigos de idosos e casas de repouso, todas elas também receberam a visita de técnicos da SMS. “Nos abrigos nós fornecemos cerca de 400 vacinas e as enfermeiras dos próprios abrigos fazem a imunização. E assim vamos conseguindo imunizar todo o nosso público alvo, por meio das unidades de saúde, das visitas domiciliares e do drive-thru. Nosso objetivo é alcançar a meta e proteger ao máximo nossos idosos”, afirma o chefe do Departamento de Imunização da SMS, Luiz da Silva.

O total de 15 equipes do Programa Saúde da Família realizaram visitas domiciliares para a aplicação da vacina em idosos acima de 80 anos, acamados e com dificuldades de locomoção. Em média, 1.800 mil idosos foram imunizados em seus domicílios. 

O telefone para agendamento da vacinação domiciliar continua funcionando de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h, no número (85) 98958-0371. Somente na última semana, a Prefeitura de Caucaia vacinou 18 mil idosos. 

__________

 GESTÃO
 

Prefeito de Caucaia envia para a Câmara Projeto de Lei que isenta taxa de iluminação pública as famílias que consomem até 150 Kw/h

O prefeito Naumi Amorim enviou nesta quarta-feira (01/04), para a Câmara Municipal, um Projeto de Lei que isenta da taxa de iluminação pública as famílias que consomem até 150 kw/h. Caso aprovada, a isenção será válida para os meses de abril, maio e junho. A previsão é de que o Projeto seja votado pelos vereadores em sessão que acontece nesta sexta-feira (03/04). 

Do total de 98 mil contribuintes, mais de 67 mil poderão ser beneficiados com a aprovação da lei. O Projeto de Lei idealizado pela Prefeitura de Caucaia é consonante ao Decreto n 1.100 que estabeleceu situação de emergência em saúde no município devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). 

Esta medida vai beneficiar diretamente a população que cumpre a quarentena, a forma mais eficaz, segundo pesquisas de médicos e profissionais da saúde, para conter a proliferação do vírus. 
“Este é o desdobramento dos nossos trabalhos incentivando a população a ficar em casa. Então decidimos garantir este benefício”, disse o Prefeito Naumi Amorim. Atualmente, a Prefeitura de Caucaia já isenta da taxa de iluminação famílias que consomem até 50 kw/h.

__________

 CORONAVÍRUS
 

Prefeito de Caucaia autoriza aquisição de 55 mil kits de alimentação

O prefeito Naumi Amorim autorizou nesta quarta-feira (01/04) a aquisição de 55 mil kits de alimentação. Os kits serão destinados às famílias dos alunos matriculados na rede municipal de ensino de Caucaia. A medida é mais uma ação da prefeitura para o enfrentamento da crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

“Neste período de isolamento social e da suspenção das aulas, devemos cuidar dos nossos alunos também em casa, garantindo a alimentação que eles receberiam durante as atividades escolares presenciais”, disse o prefeito Naumi Amorim. 

Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SME) deve publicar uma portaria com orientações para as escolas e pais, a fim de evitar aglomerações na entrega dos kits, e informar ainda todo o cronograma de distribuição. 

“Estamos unindo forças para garantir este auxílio aos nossos alunos. São 187 unidades escolares que pararam suas atividades. Devemos preservar a vida de nossos alunos neste momento e de suas famílias também que permanecem em casa”, disse a titular da pasta, Camila Bezerra.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001