02 de abril de 2020 às 10h15m
Atividade física em casa durante quarentena: atenção redobrada com os idosos

Em meio a pandemia do novo coronavírus, especialistas alertam a população a todo instante, tanto nos veículos de comunicação, quanto nas redes sociais, da importância em manter hábitos saudáveis como forma de garantir que a imunidade não baixe e assim se prevenir contra o Covid-19.

Dentre as principais orientações está uma alimentação a base frutas, verduras e proteínas e a prática de atividade física dentro de casa. 

O ortopedista Rodrigo Astolfi reforça esses cuidados, lembrando que a circulação do vírus pode ocorrer pelos próximos meses, então o isolamento principalmente do grupo de risco tende a ser bastante prolongado. A orientação serve para jovens e idosos, no entanto, a atenção deve ser redobrada ao isolamento principalmente dos idosos que possuem alguma comorbidade. “Essas pessoas precisam de um preparo físico durante esse longo período”, alerta Rodrigo.

O ortopedista lembra que em apenas uma semana dentro de casa, só da cama pro sofá, já existe uma perda de 11% da massa muscular. Em três semanas essa perda já é bem visível. Ele orienta primeiramente, uma dieta com muita proteína, um idoso, por exemplo, deve comer pelo menos três ovos por dia. Apostar nos exercícios isométricos, aqueles que fazem a contração do músculo e segura. Eles são seguros pra todo mundo, principalmente para os idosos que não estão podendo ser acompanhados por médicos ou educadores físicos.

Esse tipo de exercício reduz o risco de queda para os idosos, que ocorrem tanto por perda de massa cerebral, como pela perda de massa muscular. “Quanto mais fraco a gente fica, maior a probabilidade de queda. Muito cuidado com os batentes e sempre optar por sandálias presas aos pés, pois chinelo pode facilitar o desequilíbrio. Evitar tapetes soltos, principalmente pano de chão no banheiro e tentar colocar apoiadores pela casa”, Afirma.


Fonte: O Estado

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001