23 de março de 2020 às 20h14m
Estudantes de Cascavel (CE) criam projeto para preservar recursos hídricos

Iniciativa atua como uma forma de ajudar o setor agrícola do município

 

Os fertilizantes organominerais são um caminho possível na promoção da segurança alimentar global, já que são adubos orgânicos enriquecidos com nutrientes minerais e, portanto, utilizam resíduos passivos ao meio ambiente como matéria-prima. Entretanto, muitas empresas agrícolas ainda usam fertilizantes químicos nas lavouras, poluindo o solo e corpos híbridos. Pensando na importância da agricultura como principal fonte de renda do município de Cascavel (CE), alunos do 7º anoda Escola de Escola de Ensino Fundamental de Boa Águiadecidiram contribuir com a preservação dos recursos hídricos da cidade e criaram o projeto "Biofertilizante líquido natural: a agricultura ao alcance das mãos ", finalista do Desafio Criativos da Escola de 2019.

Tudo começou quando os alunos iniciaram um debate na aula de ciências sobre a importância dos recursos hídricos e como preservá-los. Eles se perguntaram se seria possível utilizar resíduos de café, laranja, verdura, fruta, verdura e de cascas de ovo na formulação de um adubo líquido para a agricultura familiar local. Iniciaram pesquisas bibliográficas sobre o assunto, aplicaram questionários sobre fertilizantes na comunidade, e montaram um planejamento experimental. Com os resultados obtidos, eles se dividiram em grupos, ficando uma parte responsável por recolher os resíduos produzidos pelo município, e a outra na produção do biofertilizante.

Após essa organização, os estudantes conseguiram produzir seu adubo natural e fizeram um experimento em solo agrícola. Eles analisaram a taxa de crescimento das áreas experimentais e identificaram bons resultados. O biofertilizante foi distribuído para os agricultores do município e gerou impactos sociais positivos por se tratar de uma alternativa sustentável e de baixo custo para a agricultura do município de Cascavel. A iniciativa também conquistou o 1º lugardo concurso Ceará Científico, na categoria pesquisa júnior.

Em breve - inscrições para o Desafio 2020
Você conhece um projeto protagonizado por crianças e jovens que está transformando a escola e a comunidade? Então, prepare-se para compartilhar: em breve começam as inscrições para a 6ª edição do Desafio Criativos da Escola. Em 2019, a premiação recebeu 1.443 projetos de todos os estados do Brasil. É possível conhecer as histórias dessas iniciativas nas redes sociais do programa e em seu site , onde também há um material de apoio ao educador que pode contribuir com a prática pedagógica dentro e fora da sala de aula.

Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão "honrar a criança".

Fonte: Belisa Barga / Elisabete Machado / Juliana Oliveira / Myrian

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001