13 de março de 2020 às 07h05m
Governo do Ceará divulga medidas para prevenção e tratamento de possíveis casos de coronavírus

Mesmo sem casos confirmados, o Governo do Ceará anuncia R$ 45 milhões para prevenção e tratamento da doença, entre outras medidas

O governador Camilo Santana divulgou, nesta quinta-feira (12), as medidas a serem tomadas para a prevenção e tratamento de eventuais casos de coronavírus (Covid-19) no estado, mesmo sem nenhum caso confirmado. Após reunião com o secretário da Saúde, Doutor Cabeto, foi assegurada, por exemplo, a liberação pelo Governo do Ceará de R$ 45 milhões para todas as ações necessárias pela Secretaria da Saúde, como compra de material de diagnóstico e suplementação de insumos hospitalares para tratamento de pacientes.

“O Governo do Ceará fará todos os esforços possíveis para minimizar os impactos do coronavírus em nosso Estado”, declarou o governador. Ele frisou que a Sesa já havia apresentado um Plano Estadual de Contingência para resposta às emergências em saúde pública em relação ao Covid-19.

O secretário da Saúde ressaltou que o Ceará não tem casos documentados. “A gente não pode falar de transmissão local, comunitária, mas esse valor de 45 milhões será aplicado na expansão da rede hospitalar, aquisição de equipamentos de proteção e para exames de diagnóstico e tratamento dos pacientes que eventualmente sejam internados em ambiente hospitalar”.

Outras medidas

O Estado do Ceará também está garantindo a ampliação de leitos de retaguarda e de UTI. De imediato serão 200 enfermarias e 30 leitos de UTI. Serão preparados 14 equipamentos estaduais de saúde para atendimento de pacientes, sendo 5 hospitais em Fortaleza, 3 hospitais regionais e 7 UPAS.

Além dessas, outras medidas serão tomadas, tais como:

– Treinamento e orientação das unidades hospitalares públicas e privadas do Ceará;

– Acompanhando dos casos suspeitos informados à Sesa através de suas equipes;

– Disponibilização de canais de comunicação para a população e para os profissionais de saúde;

– Disponibilização de cartilhas de orientação sobre o Covid-19 no site da Sesa;

– Divulgação diária (17h) de boletim informativo sobre a situação epidemiológica e as medidas adotadas pelo estado;

– Disponibilização de equipes de saúde para triagem nas visitas das unidades prisionais.


Fonte: Governo do Ceará

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001