09 de março de 2020 às 15h04m
Prefeito Naumi Amorim empossa os novos conselheiros de saúde de Caucaia

O Conselho Municipal de Saúde de Caucaia tomou posse nesta sexta-feira (06) para o biênio 2020/2022. O evento aconteceu no auditório da Clinica de Nefrologia de Caucaia (Cenec).

Tenho certeza que de mãos dadas, vamos fazer a saúde de Caucaia ser cada vez melhor", disse Naumi. Segundo o prefeito, o controle social da saúde, feito pelos conselheiros, estabelece uma sociedade com direitos. 

"A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas", discursou. Do total de 20 conselheiros eleitos, 13 foram reeleitos. Após a posse, aconteceu a votação para a formação da mesa diretora, composta por quatro integrantes. Foram eleitos Maria Irene de Souza, como presidente do Conselho, José Maciel Andrade, como vice presidente, Daniel Gadelha, como secretário geral, e Carlos Augusto Campelo, como secretário adjunto.  

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou das eleições que aconteceram no mês de fevereiro, e incluíram usuários da Sede, Jurema e Praia, sindicato de servidores e etnias indígenas. As vagas foram distribuídas proporcionalmente. "Nosso objetivo é chamar o povo para ser parceiro. Se fortalecermos a participação popular, o SUS de Caucaia não retrocede nunca mais", disse o titular da pasta, Moacir Soares.

O cigano Rogério Ribeiro, 54 anos, concorreu à uma vaga como usuário e foi eleito. "Participei do processo eleitoral onde fui avaliado pelos usuários que votaram e isso é muito gratificante. Vamos somar e auxiliar o conselho da melhor forma possível. É um momento de visibilidade. Há discriminação e preconceito com o nosso povo", disse o morador do Bairro Nova Cigana.

A índia Kilvia Tapeba, 34 anos, também foi eleita. "Espero que a nossa voz enquanto indígena seja ouvida. Lutar para a saúde do índio, é lutar pela saúde de qualquer cidadão, pois o SUS é um só para todos", disse a moradora da aldeia Lagoa dos Tapebas, no bairro Capuã.


Fonte: Prefeitura de Caucaia

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001