06 de março de 2020 às 12h28m
Centec oferece curso para marisqueiras e pescadores de camarão e sururu em Granja

Contribuir para mudar a realidade de pescadores e marisqueiras foi o que levou o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) a oferecer uma capacitação gratuita em beneficiamento de pescado com foco em camarão e sururu no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Granja.

Contribuir para mudar a realidade de pescadores e marisqueiras foi o que levou o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) a oferecer uma capacitação gratuita em beneficiamento de pescado com foco em camarão e sururu no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Granja. 


O curso teve início na última segunda-feira (02) e será concluído nesta sexta (06/03) com 20 participantes e, durante as aulas, os alunos aprenderam noções de higiene na manipulação de alimentos e produziram versões regionais de receitas clássicas, como vatapá, vinagrete, bolinho e pastel, sempre com sururu e camarão como ingrediente principal. Também teve camarão no bafo, espetinho de camarão, dentre muitas outras receitas saborosas e criativas.

Espera-se, com esta iniciativa, capacitar os participantes em boas práticas de manejo dos produtos e cozinha, contribuir para diversificar a produção, melhorar a qualidade dos produtos da região e agregar valor. Também participam do curso, microempreendedores da gastronomia, donos de pequenos restaurantes e comércios da cidade, para fortalecer a economia local e a cadeia produtiva do pescado. 

Segundo a marisqueira Isabel Cristina, de 45 anos, o curso lhe fez conhecer novas formas de agregar valor. "Antes, a gente apenas vendia o produto cozido e agora, com o que aprendemos, podemos fazer diversos outros produtos e aumentar a nossa renda", comemora ela. Durante a 5ª Regata de Canoa e Remo de Granja, no dia 19 de março, os alunos participarão de um concurso de culinária para estimular a inovação e o desenvolvimento de novas técnicas e receitas.

Parceria

A capacitação foi promovida por meio de uma articulação entre a Diretoria de Extensão Tecnológica e Inovação (Deti) do Centec, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Sustentabilidade Ambiental (SDEPSA) de Granja. Para Marcus Borges, técnico da Sedet, o curso atingiu todas as expectativas. "Os alunos foram motivados em virtude dos temas abordados durante o curso que os levou a refletir sobre uma nova visão de oportunidades de aproveitar integralmente o potencial produtivo do sururu e do camarão". 

Já o subsecretario da SDEPSA, Roberto Chaves, ressalta a importância de oferecer conhecimento e motivação às famílias de marisqueiros e pescadores, "para que eles possam mudar a própria realidade, mudar a forma como vinham produzindo e oferecendo mais a segurança alimentar aos consumidores. Há a necessidade de implementação de outras ações de capacitação continuada, estruturação do mercado e uma unidade de processamento para que possamos fortalecer, não só as atividades pesqueiras, mas também a sustentabilidade ambiental", explica Roberto.

O diretor da Deti, Hermínio Lima, ressalta o aspecto inovador desta capacitação. "Proporcionamos a difusão de técnicas de beneficiamento do pescado artesanal, desde as boas práticas de higiene até a elaboração de produtos para venda. As articulações e parcerias com a Sedet culminaram na concretização deste curso que envolve ações de desenvolvimento das capacidades das pessoas para a melhoria da qualidade de seus produtos e gerando oportunidades de geração de renda", conclui Lima.

Sobre o Centec

O Instituto Centec oferece uma ampla gama de serviços para diferentes públicos. À população cearense, oferta, gratuitamente, cursos de formação inicial e continuada, educação técnica, tecnológica, por meio de um contrato de gestão com a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) em 36 municípios cearenses.


Para empresas, realiza pesquisa, consultorias, assistência técnica e extensão tecnológica, treinamentos corporativos sob demanda, análises e treinamentos laboratoriais. Também promove concursos e processos seletivos em todo o Ceará e a incubação de empresas inovadoras. Saiba mais em www.centec.org.br.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001