20 de fevereiro de 2020 às 15h45m
Exército abre inscrições para 1.100 vagas da Escola de Sargento de Armas

As vagas são distribuídas em três áreas: música, saúde e geral. Inscrições podem ser feitas até o dia 18 de março e a prova objetiva está prevista para o dia 12 de julho.

O Exército Brasileiro abriu inscrições para concurso da Escola de Sargento de Armas (ESA). São oferecidas 1.100 vagas para ambos os sexos e as inscrições vão de 19 de fevereiro a 18 de março, exclusivamente por meio da internet. A taxa de inscrição custa R$ 95.

As vagas são distribuídas em três áreas distintas:

  • Área geral: 900 para os candidatos do sexo masculino, sendo 180 vagas destinadas à cota de negros; 100 para as candidatas do sexo feminino, sendo 20 vagas destinadas à cota de negros
  • Músicos: 45 vagas
  • Área de Saúde: 55 vagas, sendo 11 destinadas à cota de negros, de ambos os sexos.
  • Para se candidatar é necessário ter ensino médio completo. Além disso, é preciso possuir, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade, com exceção das áreas de saúde e música, cuja idade máxima será de 26 anos até o término da matrícula; ter no mínimo 1,60m de altura se do sexo masculino ou 1,55m se do sexo feminino e não ser oficial ou aspirante-a-oficial na ativa das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares.

    A área geral oferece chances para infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia, comunicação, material bélico – manutenção de viatura Auto, material bélico – manutenção de armamento, material bélico – mecânico operador, material bélico –manutenção de viatura blindada, manutenção de comunicações, topografia, intendência, aviação-manutenção.

     
    As chances para músicos são destinadas a clarineta em MIB/clarineta em SIB, flauta em dó/flautim em dó, saxhorne barítono em SIB/saxhorne baixo em SIB, saxofone em MIB/saxofone em SIB, tímpanos, bombo, pratos, tarol e caixa surda, trombone tenor em SIB (de vara), trombone baixo em SIB (de vara), trompa em fá, trompete em MIB/SIB – cornetim em SIB/flueglhorne em SIB, tuba em MIB/tuba em SIB.

    O curso de admissão para matrícula terá as seguintes fases:

    1ª fase, composto pelas seguintes etapas: exame intelectual, valoração de títulos, Exame de Habilitação Musical, para os candidatos, da área Músico, aprovados no Exame intelectual e classificados dentro das vagas destinadas aos naipes, bem como aos incluídos na majoração que forem convocados pela ESA para continuarem no Curso de admissão; inspeção de sáude, Exame de Aptidão Física Preliminar.

2ª fase : revisão médica, Exame de Aptidão Física Definitivo (EAFD), comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos e comprovação através da heteroidentificação, para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição e optaram concorrer pelo sistema de reservas de vagas, de caráter eliminatório.

As provas objetivas estão previstas para o dia 12 de julho de 2020.

Os selecionados irão atuar no primeiro e segundo ano do curso de formação nas seguintes Unidades Tecnológicas do Exército: Alegrete-RS; Blumenau- SC; Campo Grande - MS; Fortaleza-CE; Itajubá-MG; Jataí-GO; Juiz de Fora-MG; Jundiaí-SP; Natal-RN; Pirassununga-SP; Pouso Alegre-MG; Rio de Janeiro-RJ; Taubaté-SP; Três Corações-MG.


    Fonte: g1.com

    Compartilhar
    Publicidade
    Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001