14 de fevereiro de 2020 às 12h37m
Autorizados R$ 10,9 milhões para usina de dessalinização de Caucaia, inédita no Brasil

Uma iniciativa inédita no Brasil está prestes a virar realidade em Caucaia. Após a Prefeitura apresentar projeto, o Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília, autorizou a liberação de R$ 10,9 milhões em recursos federais para a construção de uma usina de dessalinização no município.


O equipamento funcionará no Pacheco, ponto do litoral caucaiense. A Ordem de Serviço para início das obras será assinada pelo prefeito Naumi Amorim nos próximos dias.

Com capacidade de 1.200 metros cúbicos por dia, a usina vai garantir água de qualidade a mais de 12 mil famílias de Caucaia. Isso equivale a mais de 40 mil habitantes (ou 11% de toda a população do município). “Seremos pioneiros e vamos garantir qualidade de vida a essas pessoas. Porque ter água potável em casa significa adoecer menos”, afirma Naumi, que foi pessoalmente a Brasília diversas vezes articular a autorização da verba.

A máquina será do tipo plug&play e transformará água do mar em própria para consumo humano por uma técnica conhecida como “osmose reversa”, cujo funcionamento se dá através de uma membrana semipermeável que absorve o sal e os componentes nocivos à saúde humana e deixa passar apenas a água limpa.

Quando estiver em operação, o dessalinizador da água do mar será uma alternativa à escassez de recursos hídricos. A água tratada irá para a rede de distribuição da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) até chegar tratada às casas dos caucaienses.

LICITAÇÃO
Em paralelo aos trâmites em Brasília, a Prefeitura de Caucaia realizou o processo licitatório para construção do prédio onde funcionará a usina de dessalinização. O empreendimento será erguido numa área total de 1.450 metros quadrados. O contrato com a empresa vencedora da licitação já foi assinado e será publicado no Diário Oficial do Município.

__________

SAÚDE
 

Crescer Saudável promove palestra sobre alimentação a pais de alunos da rede municipal de ensino de Caucaia

 

 

Mais de 200 pais de alunos da Escola Patronato PIO XI, localizada no bairro Novo Pabussu, participaram nesta quarta-feira (12/2) de palestra sobre a importância do consumo de alimentos saudáveis por crianças. A ação faz parte do projeto Crescer Saudável, promovido pela Prefeitura.

A ação é fruto de ação conjunta das secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação, Ciência e Tecnologia (SME). “É uma atividade educativa abordando a alimentação saudável, como o consumo de verduras para diminuir a quantidade de sal na dieta das crianças”, afirma a nutricionista Cristiane Campos, responsável técnica do projeto.

Ela conta que ainda há resistência de muitos pais sobre o assunto “por acharem que alimentação saudável é mais cara”. “Mas fazemos o trabalho de informar que não é bem assim. Os pais só precisam escolher melhor a alimentação dos filhos dentro daquilo que eles já têm em casa. Muitos acham que estão fazendo certo, mas não é o mais adequado”, completa.

O encontro também foi oportuno para apresentação do trabalho desenvolvido em 2019 pelo projeto, como avaliação antropométrica, educação nutricional e práticas corporais. Do total de 3.021 crianças de até cinco anos avaliadas pelo Crescer Saudável, 10,99% estão com peso elevado. “Estamos abaixo da média que é encontrada no Ceará. Mas ainda é um dado que preocupa. Por isso vamos ampliar ainda mais nossas atividades”, garante Cristiane Campos.

Quando a criança é identificada acima do peso, é encaminhada para atendimento médico e com um nutricionista na Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) mais próxima de onde mora. “Toda a família deve ser envolvida neste processo. Não trabalhamos apenas a crianças. Os pais também são importantes; por isso a realização deste encontro. São eles que vão ter um melhor conhecimento sobre a redução de alimentos processados ou in natura”, comenta a nutricionista.

O objetivo do Programa Saúde na Escola (PSE), ao qual pertence o Crescer Saudável, é contribuir com a formação integral dos estudantes por meio da promoção, prevenção e atenção à saúde.

O combate à obesidade infantil é um dos 12 indicadores avaliados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância na concessão do Selo Unicef. “É um projeto estratégico. Nós já estamos bem no desempenho. Para este ano, vamos intensificar o acompanhamento e tratamento das crianças nos postos. A avaliação e educação em saúde será continuada”, finaliza Cristiane Campos.

__________

MAIS VERDE

 

Praça no Grilo recebe ações de manutenção; trabalhos chegam amanhã ao Açude

 

 

O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) iniciou nesta quinta-feira (13/2) uma ação de manutenção na praça Fausto Leite, localizada no bairro Grilo. A intervenção é fruto de parceria com a Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans).

A atividade faz parte do “Caucaia Mais Verde”, projeto que beneficia espaços públicos da cidade com requalificação da área. No Grilo, a praça recebeu roçadeira, varrição, além de poda de árvores, capinação e replantio de ornamentos de jardinagem e de espécies nativas.

Para o presidente do Imac, Hugo Pontes, a importância do mutirão de reparos é manter o ambiente ainda mais atrativo, seguro e acessível para a população. “Nesta época de chuvas, o desgaste dos equipamentos aumenta. Prevenimos com limpeza e todo o devido cuidado até, por exemplo, para evitar ações de mosquito que transmite a dengue”, explica.

A execução visa manter em bom estado os espaços públicos requalificados pela Prefeitura. O objeto do projeto é arborizar as praças do município. O cronograma segue ainda esta semana com mutirão de manutenção na praça do Açude, finalizando a pintura.

__________

TRABALHO
 

118 vagas de emprego estão disponíveis no Sine Municipal de Caucaia nesta quinta-feira (13)

Cento e dezoito vagas de emprego estão disponíveis no Sine Municipal de Caucaia nesta quinta-feira (13/2). As oportunidades estão distribuídas em 27 áreas de atuação e as funções de garçom e vendedor de porta a porta são as que oferecem mais chances, com 20 postos, cada, abertos nas empresas parceiras.

Do total de vagas, seis são para estágio e 12 exclusivas para pessoas com deficiência. Há necessidade de comprovação de experiência para algumas oportunidades.

Interessados devem dirigir-se à sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem), órgão ao qual o Sine de Caucaia é vinculado. É obrigatória a apresentação de CPF/RG e Carteira de Trabalho.

Não são aceitas candidaturas por e-mail. Somente de forma presencial.

Confira.
Garçom: 22 vagas.
Vendedor porta a porta: 30 vagas.
Vendedor pracista: 10 vagas.
Auxiliar de cozinha: 6 vagas.
Auxiliar administrativo: 1 vaga, para pessoas com deficiência.
Auxiliar de limpeza: 6 vagas, todas para pessoas com deficiência.
Cobrador de transporte coletivo: 5 vagas, todas para pessoas com deficiência.
Cozinheiro geral: 4 vagas.
Caseiro: 1 vaga.
Encanador industrial: 3 vagas.
Motorista carreteiro: 4 vagas.
Motorista de caminhão: 2 vagas.
Auxiliar em Saúde Bucal: 3 vagas, todas de estágio.
Motorista auxiliar de tráfego: 3 vagas.
Técnico em Saúde Bucal: 3 vagas, todas de estágio.
Eletricista de instalação de veículos: 2 vagas.
Modelista: 1 vaga.
Mecânico montador: 3 vagas.
Açougueiro: 1 vaga.
Balconista de lanchonete: 1 vaga.
Churrasqueiro: 1 vaga.
Operador de guincho: 1 vaga.
Motorista entregador: 1 vaga.
Operador de guindaste móvel: 1 vaga.
Padeiro: 1 vaga.
Supervisor da confecção de artefatos de tecidos: 1 vaga.
Sinaleiro (guindastes e equipamentos similares): 1 vaga.
 

SERVIÇO
SINE MUNICIPAL
ONDE: rua Coronel João Licínio, nº 517, no Centro.
QUANDO: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 14 horas.
TELEFONE: (85) 3342.0706.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001