31 de janeiro de 2020 às 15h17m
Naumi Amorim entrega papel da casa para 78 famílias; 8 mil serão emitidos até junho

Momento de alegria e resgate da cidadania para moradores do Potira II e III. Nesta quinta-feira (30/1), o prefeito Naumi Amorim entregou o primeiro lote de papéis da casa a 78 famílias dos dois bairros. “Tenho hoje o prazer de entregar pela primeira vez na história de Caucaia o papel da casa. As pessoas que queiram regularizar seus documentos agora podem e vamos fazer em toda Caucaia”, disse.


Conforme destacou o secretário municipal de Planejamento Urbano e Ambiental, Daniel Cavalcante, a medida garante a titularidade da propriedade a essas famílias. “Inicialmente, essas duas comunidades estão sendo beneficiadas agora, mas outras nove localidades serão contempladas ainda nesta primeira fase."

A expectativa da Seplam é de que oito mil documentos sejam entregues só no primeiro semestre deste ano. Nesta primeira fase, serão contempladas famílias dos bairros Marechal Rondon, Parazinho, São Miguel, Parque Albano, Picuí, Parque Leblon, Itambé I, Itambé II e Boa Vista. 

Estima-se que 30% de todos os imóveis de Caucaia sejam regularizados do ponto de vista fundiário. Com o programa de emissão dos documentos, a Prefeitura vai beneficiar famílias de baixa renda – com a regulamentação social emitida no nome da mulher para evitar que, em caso de violência doméstica e outras vulnerabilidades, ela e os filhos não fiquem sem ter para onde ir.

Dona Maria Silva Rocha esperava pela posse de casa há três décadas. Moradora do Potira II, ela agora está se sente mais segura. “Agora vou dormir em paz, após 30 anos morando aqui. É um sonho e uma conquista que nunca tive na vida.”

Já seu Pedro Uchôa Lima, morador do Potira III, relembra o momento difícil que foi a desapropriação em 2012. “Foi terrível aquele dia. Vi tudo que eu tinha ir embora. O processo agora é o contrário. Agora, eu e minha família somos donos da nossa casa.”

- - - - - - -

CAPACITAÇÃO
 

Divulgados resultados das provas da segunda fase do Jovem Aprendiz em Caucaia

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem) divulgou nesta quinta-feira (30/1) o resultlado das provas da segunda fase do Jovem Aprendiz em Caucaia [e, consequentemente, dos selecionados para a terceira fase do processo seletivo].

O programa recebeu 1.355 inscrições. São ofertadas 90 vagas, com o preenchimento acontecendo ao longo de 2020 – conforme determina o edital do processo.

Na última segunda-feira (27/1), a pasta divulgou o gabarito oficial das provas escritas, que marcaram a segunda fase da seleção. Os candidatos foram submetidos a questões de Matemática e suas tecnologias em nível de Ensino Médio.

Na próxima segunda (3/2) e terça-feira (4/2), estará aberto o período de apresentação de recursos ao resultado das avaliações. Para isso, o candidato deve ir à sede da Setem de 8 horas às 13 horas.

Os jovens que obtiverem nota maior ou igual a seis estão aptos à terceira e última fase do processo: a entrevista com representantes das empresas que fazem parte do programa.

Confira aqui o resultado das provas.

 
SERVIÇO
DÚVIDAS E INFORMAÇÕES
TELEFONE: (85) 3342.0706

__________

EDUCAÇÃO
 

Prefeito Naumi Amorim entrega novas instalações da quadra da Escola Pedro Laurino

 

 

O prefeito Naumi Amorim entregou nesta quinta-feira (30/1) as novas instalações do ginásio poliesportivo da Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Pedro Laurino de Oliveira, no bairro Parque Leblon.

Foram executados serviços de pintura no piso, paredes e alambrado, restauração do teto, além de reparos no sistema elétrico da unidade. “É uma quadra muito importante para a comunidade que deve preservar esse espaço juntamente com a gestão. É mais um equipamento esportivo que entregamos reformado. E outros serão restaurados até o fim da minha gestão”, adiantou o prefeito.

Secretária municipal de Educação, a professora Camila Bezerra enalteceu que o equipamento deve contribuir para a redução dos índices de violência no bairro ao retirar da ociosidade jovens em situação de vulnerabilidade.

A gestora anunciou para março o início do Educar para Vencer. O projeto tem o objetivo de integrar às aulas regulares da rede municipal atividades extras de arte, música e outras práticas. “Vamos trabalhar o contra turno dos alunos. As atividades vão ser ministradas em escolas-polo”, revelou.

O ginásio leva o nome da educadora Francisca Mirleide Martins Arruda, ex-diretora da unidade. “Agradeço ao prefeito pela reforma da quadra que leva o nome de minha saudosa mãe. E peço à comunidade que cuide desse lugar tão importante para todos nós”, ressaltou o vereador Lauro Arruda.

A solenidade de entrega foi marcada pela apresentação do Maracatu Rei Zumbi e do coral infantil do projeto Educando para Cristo, fruto de parceria da escola com uma igreja. “Com essa reforma, jovens e crianças que utilizam esse espaço com frequência terão mais segurança e comodidade. Um equipamento como esse, nessa condição, dá mais alegria e satisfação", enfatizou a diretora da escola, professora Ana Fátima.

__________
 FINANÇAS
 

Prefeitura de Caucaia paga salário de janeiro dos servidores e injeta R$ 23 mi na economia

A Prefeitura começou nesta quinta-feira (30/1) a pagar o salário de janeiro do funcionalismo público municipal de Caucaia. As remunerações estão sendo depositadas já com os reajustes sancionados no último dia 24/1 pelo prefeito Naumi Amorim.

Com exceção dos servidores das secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e de Saúde, que serão pagos nesta sexta-feira (31/1), os colaboradores de todas as demais pastas já recebem hoje. Isso significa uma injeção de quase R$ 23 milhões na economia local.

Conforme instituído em lei, profissionais do Magistério receberam reajuste anual diferenciado. Este ano, o aumento é de 12,84%. Já os servidores em regime geral foram beneficiados com reajuste de 4,48%. Estão inclusos nesse grupo profissionais de assistência à Educação (assistentes sociais, bibliotecários, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais).

O pagamento do salário hoje mantém a série histórica iniciada pela Prefeitura de Caucaia em janeiro de 2017, quando a atual administração municipal começou, de não haver atraso na remuneração dos servidores. Desde então, somente em dois meses a gestão efetuou os depósitos no começo do mês seguinte – e, ainda assim, antes do quinto dia útil, data limite para a transação ser feita.

Todos os demais pagamentos foram feitos dentro do mês corrente. “Nós temos tido todo o cuidado com as finanças do município porque sentimos na pele, logo quando assumimos, o desafio de administrar uma cidade como Caucaia com as contas todas fora de ordem. Se pagamos em dias hoje, coisa que muito município ainda não consegue, e estamos investindo pesado em obras e grandes programas é porque colocamos tudo em ordem, estamos com saúde financeira e temos tratado o dinheiro do povo com responsabilidade”, afirma o prefeito Naumi Amorim.

__________
TRABALHO
 

142 vagas de emprego estão disponíveis no Sine Municipal de Caucaia nesta quinta-feira (30)

Cento e quarenta e duas vagas de emprego estão disponíveis no Sine Municipal de Caucaia nesta quinta-feira (30/1). Todas as oportunidades são para quem deseja retornar ao mercado de trabalho.

Experiência é exigida para todos os cargos. Em alguns casos, é obrigatória a comprovação. E há 11 chances exclusivas para pessoas com deficiência.

Interessados devem dirigir-se à sede da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem), órgão ao qual o Sine de Caucaia é vinculado. É obrigatória a apresentação de CPF/RG e Carteira de Trabalho.

Não são aceitas candidaturas por e-mail. Somente de forma presencial.

Confira.
Vendedor pracista: 25 vagas.
Auxiliar de cozinha: 20 vagas.
Vendedor porta a porta: 20 vagas.
Representante comercial autônomo: 20 vagas.
Recepcionista atendente: 15 vagas.
Garçom: 15 vagas.
Auxiliar de limpeza: 6 vagas (sendo 4 para pessoas com deficiência).
Cobrador de transportes coletivos (exceto trem): 5 vagas (pessoas com deficiência)
Ajudante de obras: 2 vagas, ambas para pessoas com deficiência.
Cozinheiro industrial: 2 vagas.
Vendedor em domicílio: 2 vagas.
Analista de controle de qualidade: 1 vaga (com ensino superior).
Analista de custos: 1 vaga (com ensino superior).
Auxiliar de Enfermagem do Trabalho: 1 vaga.
Churrasqueiro: 1 vaga.
Engenheiro de processos: 1 vaga (com ensino superior).
Engenheiro mecânico: 1 vaga (com ensino superior).
Técnico de controle de qualidade: 1 vaga.
Técnico de manutenção elétrica: 1 vaga.
Técnico de planejamento de produção: 1 vaga.
Técnico em borracha: 1 vaga.

SERVIÇO
SINE MUNICIPAL
ONDE: rua Coronel João Licínio, nº 517, no Centro.
QUANDO: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 14 horas.
TELEFONE: (85) 3342.0706


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001