25 de dezembro de 2019 às 10h16m
Como liberar a memória interna do smartphone salvando fotos e vídeos na nuvem

Blog ensina a usar ferramentas do Google para armazenar arquivos na nuvem e deixar mais espaço na memória do celular.

Os modelos de smartphones atuais contam com uma boa capacidade de armazenamento de arquivos, mas, ainda assim, é fácil ter todo o espaço consumido por centenas de arquivos que nem sempre têm importância.

Com o passar do tempo, acumular milhares de arquivos recebidos em conversas de aplicativos, fotos e vídeos gravados pela câmera, pode se tornar um grande problema. O ideal é fazer uma cópia de segurança dos arquivos importantes, salvá-la num diretório de armazenamento na nuvem, eliminar os arquivos desnecessários.

No entanto, essa é uma tarefa dispendiosa, que acaba sendo adiada. Na dica de hoje, serão apresentados dois aplicativos desenvolvidos pelo Google para simplificar a tarefa de liberar espaço na memória do celular e salvar uma cópia dos arquivos importantes no Google Drive.

Google Photos

O Google Photos é um aplicativo que sincroniza a galeria do celular com o serviço de armazenamento em nuvem de fotos e vídeos.

Com ele é possível enviar arquivos de imagens de até 16 MP (megapixel) e vídeos em full HD. O aplicativo permite criar colagens, animações, organizar fotos — a função de pesquisa de arquivos utiliza o mesmo mecanismo de buscas do Google.

O Google Photos permite arquivar as imagens menos relevantes, mas que não podem ser apagas, deixando visíveis na tela principal, apenas as fotos mais importantes.

  1. Faça o download e instale o aplicativo;
  2. Abra o aplicativo e toque no menu lateral, depois na opção 'Backup e sincronização'. A conta de e-mail vinculada ao serviço será a mesma associada à Google Play;
  3. Na opção 'Tamanho do upload' deixe marcada a opção 'Alta qualidade';
  4. Para economizar plano de dados da franquia de internet móvel, é recomendável marcar a opção de backup das fotos apenas quando o dispositivo estiver conectado na rede Wi-Fi.
    Esse método é o ideal para quem dispõe de uma franquia com uma quantidade reduzida de dados, mas tem o risco de não ter as fotos e vídeos salvos a tempo caso o aparelho seja perdido ou danificado.

Pronto! Após usar os aplicativos indicados acima, muitos arquivos terão sido removidos e os importantes salvos na nuvem.

Repita sempre que forem necessários os passos indicados nessa coluna sempre que precisar liberar espaço na memória do celula

Para os leitores que possuem um smartphone com pouca memória interna, o ideal é habilitar a opção 'Liberar espaço no dispositivo', pois usando esse recurso todas as fotos e vídeos serão apagados automaticamente da memória do aparelho depois que forem enviadas para o serviço na nuvem.

E vale salientar que todo o conteúdo enviado para o serviço de armazenamento na internet permanecerá visível na galeria do aplicativo.

Google Files Go

Outro aplicativo é o Google Files Go, que faz o gerenciamento inteligente dos arquivos armazenados em dispositivos Android.

Ele simplifica a liberação de espaço da memória do celular, identifica arquivos duplicados, sugere a remoção em massa por categoria de arquivos, limpa o cache e remove apps que não estiverem sendo usados.

Uma das principais funcionalidades presentes no Files Go é a capacidade de transferir, de maneira simples, arquivos em alta velocidade sem a necessidade de internet entre dispositivos através do Bluetooth. Como usar o Google Files Go:

  1. Faça o download e instale o aplicativo;
  2. Execute o app e aguarde enquanto ele faz uma varredura para identificar os arquivos salvos na memória do celular. Após a verificação o aplicativo vai exibir na tela inicial o resumo sobre o espaço livre disponível e a expectativa de volume que será liberado após a execução da limpeza;
  3. Selecione a categoria de arquivos que desejar fazer a remoção, depois de selecionada é possível marcar individualmente os arquivos ou selecionar todos;
  4. Toque na opção "Excluir";
  5. Após a remoção dos arquivos, localize na tela inicial a opção "Libere mais espaço" e toque no botão "Continuar";
  6. Toque na opção "Apps que você não usa", selecione os apps desnecessários e depois toque no botão "Desinstalar";

Fonte: g1.com

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001