29 de novembro de 2019 às 10h22m
Seminário visa fortalecer mulheres pescadoras do Ceará

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), por meio do Projeto Botucatu, sob a coordenação da Célula de Conservação da Diversidade Biológica (Cedib/Cobio), realiza o I Seminário das Mulheres Pescadoras do Ceará – Tecendo Saberes

O evento será aberto às 8h, do dia 29 de dezembro, na Colônia de Pescadores Z-8, na Avenida César Cals, 130, no Bairro Vicente Pizon, em Fortaleza. O objetivo do encontro é promover a troca de experiências e saberes entre pescadoras, marisqueiras e seus filhos.

 

A proposta é fortalecer o intercâmbio de identidades, elevar a autoestima e criar oportunidades de geração de renda, a partir das palestras, oficinas e rodas de conversa”, afirma Andréa Moreira, da Célula de Conservação da Diversidade Biológica (Cedib/Cobio). O público-alvo contempla pescadoras e marisqueiras atendidas pelo Projeto Botucatu, que é o “responsável” pela iniciativa da realização do I Seminário das Mulheres Pescadoras do Ceará – Tecendo Saberes.

 

A ideia surgiu a partir das rodas de conversas com os pescadores da Colônia de Pescadores Z – 8, representados no conselho gestor consultivo do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio (Pemprim), unidade de conservação (UC) estadual, apoiada pelo GEF Mar”, explica Izaura Lila Ribeiro, gestora da UC. Com relação à programação, Andréa Moreira afiram que a mesma “inspira o compartilhamento de experiências e vivências, estimulando a construção de redes, o fortalecimento de vínculos e o protagonismo dessas comunidades”.

 

Sobre o BOTUCATU

 

Segundo Andrea moreira, sob a gestão da Cedib/Cobio, “o projeto Botucatu foi selecionado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), no âmbito do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF Mar,) com o objetivo promover a participação social e o envolvimento de pescadores, marisqueiras e filhos de pescadores, a partir da perspectiva da etnoconservação, a qual procura associar a conservação da natureza com conhecimentos tradicionais e manejo dos recursos naturais na gestão no Pemprim”.

 

Sobre o GEF Mar

 

O GEF Mar é um projeto coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), financiado com recursos do The Global Environment Facility (GEF), por meio do Banco Mundial e tem o Funbio como gestor financeiro. Um dos principais objetivos do projeto é buscar mecanismos para a sustentabilidade financeira das UCs marinhas e costeiras do Brasil.

 

SERVIÇO:

I Seminário das Mulheres Pescadoras do Ceará-Tecendo Saberes
Dia: 29 de novembro de 2019
Horário: de 8h às 12h e das 14h às 17h
Local: Colônia de Pescadores Z-8
Endereço: Avenida César Cals, 130, bairro Vicente Pizon, Fortaleza-CE.

Confira a programação do I Seminário das Mulheres Pescadoras do Ceará – Tecendo Saberes! Para mais informações fale com Grazielle Dias pelos telefones (85) 3108-2773-(85) 3108-2772 ou pelo e-mail grazielle.dias@sema.ce.gov.br.


PROGRAMAÇÃO:

 

8h: Credenciamento e café da manhã

 

9h: Cerimônia de abertura

 

9h40: Palestra “Corpos Embarcados”, Circe Macena de Souza, professora do curso de licenciatura em teatro e Mestre em artes (IFCE).

 

10h: Palestra “Saúde da Mulher”, Isabel Maria Nobre (Secretaria de Saúde do Estado).

 

10h40: Relatos de Experiências: “O Papel da mulher na pesca e a importância da participação em outros espaços de discussão”, Ana Paula de Oliveira Santos, pescadora, socióloga, mobilizadora da Rede de Mulheres.


12h: Almoço.

 

14h: Roda de Conversa:

  • Tema 1: Mulheres na pesca: Saberes e ações, Danielle Serqueira Gacez, Prof. Dra. do curso de ciências ambientais e coordenadora do laboratório de ecologia pesqueira (Labomar-UFC).
  • Tema 2: Rede de Mulheres, Ana Paula de Oliveira Santos, pescadora, socióloga, mobilizadora da Rede de Mulheres.

 

16h: Café da Tarde

 

17h: Encerramento


Fonte: Governo do Ceará

Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001