06 de setembro de 2019 às 13h34m
Cedro realiza semana do bebê com palestras, orientações e entrega de kits

A Prefeitura realizou na última terça-feira (3/9) a solenidade de abertura da Semana do Bebê, no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac), com o objetivo de reforçar as orientações sobre a Primeira Infância. Palestras foram ministradas.


O evento contou com a presença do novo Secretário de Saúde, Plácido Basílio e da Coordenadora da Atenção Básica, Simone Firmo, do cirurgião dentista Dr. Altanir Junior, da enfermeira e consultora em aleitamento materno Kamylla Diniz, de gestantes, puérperas, além de Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e de pais.


O prefeito Dr. Nilson Diniz informa que a ação vem para reforçar os trabalhos já realizados nos Postos de Saúde da Família (PSFs). “Estamos desenvolvendo diversas ações na Semana do Bebê no sentido de ajudar nos cuidados com a Primeira Infância, período em que tudo começa para que as nossas crianças, e elas possam ter um futuro digno”, ressalta.

 

Plácido Basílio explica que os cuidados tomados na Semana do Bebê contarão com o apoio de profissionais preparados, principalmente com o olhar voltado para o próximo. "Esse é o momento importante. Estamos iniciando o trabalho no município com a função básica de cuidar e zelar pela saúde da população. A iniciativa volta os olhares para o futuro dos nossos bebês”, destaca o Secretário.

 

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. A meta é tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

 

Cedro segue o planejamento de ações relacionadas ao Selo UNICEF, na busca por respostas que produzam impactos reais e positivos na vida das crianças e adolescentes.

 

Palestras

O público acompanhou exposições ministradas por profissionais abalizados. Enfermeira e consultora em Aleitamento Materno, Kamyla Diniz mostrou os cuidados nos primeiros dias de vida e a necessidade do carinho com o bebê. “O evento é uma bela oportunidade de ensinar, de mostrar ao público quanto o afeto é importante. Ora de as mamães serem orientadas para oferecer amor, e elas estão fazendo isso”. O dentista Altanir Junior destacou a importância da higiene bucal das crianças. A Coordenadora da Atenção Básica Simone Firmo orientou sobre ações emergenciais e como socorrer os pequeninos em casos de engasgos. Ao final, as participantes puderam tirar dúvidas.

 

No encerramento, houve distribuição de brindes e sorteio de kits.

 

Ações nos PSFs

Por todo o ano de 2019, as 12 unidades básicas de saúde de Cedro promoverão ações para atender as mamães e as gestantes de diversos bairros da sede do município. No posto de saúde da comunidade de Santo Antônio, profissionais estão realizando visitas domiciliares e buscando promover integração, de modo a envolver pai, mãe e filho.


Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos reservados para avol.com.br - no ar desde 2001